Saúde da população negra e quilombola em destaque em livro da EdUFBA com participação do LEBIOS


 

Dando continuidade às atividades relacionadas ao mês da Consciência Negra, a coletânea “Saúde-doença-cuidado de pessoas negras: expressões do racismo e de resistência”, da coleção Ciências da Saúde, que tem participação de pesquisadores do LEBIOS, foi disponibilizada no mês de dezembro pela Editora da UFBA (https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34604).

A obra reúne trabalhos apresentados no I Seminário Norte-Nordeste sobre Saúde da População Negra: Uma Abordagem Interdisciplinar e Interseccional, realizado em Salvador, trazendo  resultados e reflexões baseadas em pesquisas e práxis político-social no campo da Saúde Coletiva, sendo um dos produtos do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD-AM/Capes) entre três programas de pós-graduação - Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGSAS/UFPA), Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGSC/UEFS) e Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (PPGSC/ISC-UFBA). O racismo e as repercussões na saúde individual e coletiva de negros e negras do país constitui o foco deste importante volume que é organizado pelos Profs. Drs. Leny Trad, da UFBA; Hilton P. Silva, do LEBIOS; Edna Araújo, da UEFS; Joilda Nery, da UFBA e Alder Sousa também do LEBIOS.

O livro, de acesso aberto, é composto de nove capítulos, escritos por acadêmicos, ativistas, profissionais da saúde e lideranças sociais de vários estados, abordando uma ampla gama de temas relacionados à saúde de grupos vulnerabilizados e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. A publicação da EdUFBA é mais uma contribuição da UFPA para a análise e proposição de políticas públicas no Brasil.

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?