Direitos Humanos e Resistência na Amazônia

Ambulancha da SESMA. Fonte: Hilton P. Silva


No dia internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, foi lançada a última edição do ano do Jornal Resistência. O número de dezembro de 2021, é dedicado a alertar a sociedade sobre a mortalidade seletiva e em larga escala ocorrendo no Brasil, aprofundada com a pandemia da Covid-19, que precisa ser observada sob a ótica da gradual desestruturação e falência de instituições brasileiras, que deveriam zelar pelo regime democrático e frear o avanço das perspectivas ultraneoliberais.

A publicação histórica da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) noticia ainda a nova Coordenação Executiva da entidade; as denúncias dos povos indígenas da região do Tapajós; a campanha contra grilagem de terras; a formação histórica da região Transamazônica; a farsa da crise hídrica; as expressões de masculinidade negra; os direitos sexuais e reprodutivos e os desafios na área da saúde diante da pandemia; os 15 anos da Lei Maria da Penha; e a construção da vida no bairro do Guamá, em Belém. Já a editoria de cultura aborda a inédita Gira de Cultura, em Ananindeua, e a importância do memorial dedicado ao Padre Bruno Sechi.

Na página nove encontra-se o artigo Pandemia, Direitos Humanos e Desafios à Saúde na Amazônia, do coordenador do LEBIOS Prof. Dr. Hilton P. Silva, que aborda os desafios para a implementação na Amazônia da equidade no SUS e da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

O Jornal Resistência de dezembro está disponível em: https://issuu.com/jornalresistencia/docs/jornal_resistencia_web_19c39497682d8c


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?