Estudo de caso inédito da Amazônia apresentado em artigo na Revista Brasileira de Antropologia Forense e Medicina Legal em dezembro

 


Neste mês de dezembro a Associação Brasileira de Antropologia Forense (Abraf) divulgou a publicação do volume 4 do Brazilian Journal of Forensic Anthropology & Legal Medicine (BJFA&LM).

A revista está integralmente disponível On-line no site www.bjfalm.periodikos.com.br e neste número inclui o artigo “Death, dismemberment, and bite marks in Amazonia: A case study in Forensic Anthropology” (BJFA&LM, 4: 171-185, 2021), dos Drs. Hilton P. Silva, da bioantropologia do PPGA, Claudia Plens, do Laboratório de Estudos Arqueológicos e do Centro de Arqueologia e Antropologia (NEPAAF/CNPq) da UNIFESP; Camilo Souza, da UFF e Claudia Carvalho, do Museu Nacional da UFRJ. O texto apresenta o relato inédito de um caso ocorrido na região amazônica e é mais uma contribuição do LEBIOS e da linha de pesquisa em Antropologia Genética e Forense do PPGA para a ciência brasileira.

Resumo

Em 2001, durante um treino militar, três pessoas foram envolvidas num naufrágio perto da Terra Indígena Apaporis, no estado do Amazonas, na fronteira entre o Brasil e a Colômbia. Um dos indivíduos desapareceu nas águas escuras. Aproximadamente 3 meses após o acidente, foram encontrados dois ossos isolados, um fêmur e um osso coxal, com um par de calças e uma bota militar na margem do rio. A fim de investigar a possibilidade dos ossos pertencentes à vítima do acidente, estes foram enviados para o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN-UFRJ) para serem analisados de acordo com os métodos aplicados pela Antropologia Forense (FA). Os restos ósseos estavam em bom estado de conservação, permitindo avaliar informações sobre o perfil biológico com uma estimativa do sexo, idade à morte, e estatura compatível com a vítima. Posteriormente foi realizada uma análise de DNA, e o confronto entre os dados genéticos do indivíduo e os potenciais membros da família resultou numa identificação positiva. Com base na evidência de perfurações, impacto e danos presentes nos ossos, foi possível obter uma melhor compreensão dos processos tafonômicos na região amazônica. Este artigo visa apresentar os resultados deste 173 caso e discutir a relevância da Antropologia Forense no processo de análise e identificação, mesmo com poucos ossos disponíveis, e o grande potencial da análise dos processos tafonômicos post mortem como uma contribuição eficaz para uma melhor compreensão das atividades de animais em contextos forenses na Amazônia.

Boa leitura!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia