Direitos Humanos, Saúde Coletiva e Populações Vulnerabilizadas em 2021 em Pauta

Fonte: Hilton. Silva

Nesta segunda-feira, dia 6 de dezembro, foi realizado o lançamento em rede nacional pela TVT do livro “Direitos Humanos no Brasil 2021” (https://youtu.be/yfaDoCwHcFg), publicado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos (https://twitter.com/Rede_SJDH ,  https://www.facebook.com/redesocialdejusticaedireitoshumanos)


A publicação analisa os principais avanços e retrocessos ocorridos no campo dos Direitos Humanos no país ao longo do ano. Essa edição é composta por 32 artigos escritos por 46 autoras e autores, pesquisadores e ativistas dos movimentos sociais. Os capítulos discutem a situação dos direitos fundamentais no Brasil relacionados à saúde educação, terra, proteção do meio ambiente e alimentação.  


O capítulo “Desafios para a saúde da população negra e indígena: como e por que “esperançar” ”, que inicia na página 217, tem como autores a socióloga e sanitarista Raquel Souzas, o médico, bioantropólogo e coordenador do Lebios Hilton P. Silva, o médico e antropólogo Istvan Van Deursen Varga, o enfermeiro e epidemiologista Roudom Ferreira Moura e a também enfermeira e epidemiologista Edna Maria de Araújo. Os docentes/pesquisadores de diversas instituições do país, todos membros do Grupo Temático Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), abordam, em uma perspectiva transdisciplinar, os impactos da pandemia de COVID-19 nas populações mais vulnerabilizadas do país, como a não implementação de políticas públicas sócio-sanitárias e ambientais afeta sobremaneira esses grupos, em particular as mulheres e os mais idosos, e como estes têm se organizado para resistir e sobreviver.


O lançamento da obra foi notícia na coluna da Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo (https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2021/12/marcio-pochmann-e-kenarik-boujikian-participam-de-livro-sobre-direitos-humanos-no-brasil.shtml), e matéria nos portais Brasil de Fato (https://www.brasildefato.com.br/2021/12/06/retrocessos-e-resistencias-no-brasil-de-2021-sao-temas-de-livro-lancado-nesta-segunda-6) e Rede Brasil Atual (https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2021/12/sus-conflitos-e-direitos-o-brasil-andou-para-tras-nos-direitos-humanos-mas-nao-desiste/)

O livro está integralmente disponível em: https://www.social.org.br/images/pdf/direitos_humanos_2021.pdf


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?