Professor de Bioantropologia do PPGA prefacia livro sobre evolução humana

Ainda são poucos os livros sobre evolução humana produzidos no Brasil. O mais recente, “O Meteoro Bípede”, de Marcelo Nivert Schlindwein (EduFSCar, 2021) tem o prefácio escrito pelo professor visitante de bioantropologia do PPGA Dr. Helbert Medeiros Prado. 

O que nos faz humanos e como fomos capazes de alterar o clima, a ecologia e a biodiversidade em escala planetária? Esta questão sintetiza as duas temáticas centrais abordadas no recém lançado “O meteoro bípede: crônica sonora do silencioso massacre inconsequente da biodiversidade”, de autoria do ecólogo e professor da UFSCar Marcelo Nivert Schlindwein. A primeira temática diz respeito à evolução do Homo sapiens como um fenômeno biocultural. A segunda trata do atual período geológico, o Antropoceno, definido como tal pelos efeitos da nossa espécie nas mudanças climáticas e nos ciclos biogeoquímicos do planeta. Estes dois grandes temas se entrecruzam na obra, conferindo densidade e unidade às reflexões propostas pelo autor.

A população urbana hoje já se aproxima à casa das 4 bilhões de pessoas, num total de 7,5 bilhões no planeta. Inseridos numa engrenagem altamente complexa, de uma sociedade de consumo difusa e globalizada, nós urbanos nos encontramos muito distantes do contexto de produção do nosso alimento e bens materiais. Assim nos tornamos alheios aos limites dos serviços ecossistêmicos que (ainda) sustentam esta engrenagem. Nessa espécie de miopia coletiva, ajudamos a fazer girar a roda de um modelo global de economia e exploração da natureza que há muito já se mostrou insustentável. Acessar fragmentos de nossa história biocultural e pensar as raízes de nossa ecologia humana a partir do atual contexto do Antropoceno são algumas das propostas presentes na obra.

Prof. Dr. Helbert Medeiros Prado, Doutor em Ecologia, Professor Visitante de Bioantropologia do PPGA-UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia

Bioantropologia: O Que é?