Uma Carreira em Antropologia Biológica


O QUE É ANTROPOLOGIA?

Antropologia é um campo científico de estudo com várias divisões. A Antropologia Cultural concentra-se em uma compreensão do modo como as pessoas vivem em diferentes sociedades e culturas ao redor do mundo.  Os antropólogos culturais, muitas vezes, realizam estudos de povos cujos costumes são bem diferentes dos seus e tentam explicar as razões para os complexos padrões de comportamento social humano. A Arqueologia está preocupada com a compreensão das sociedades que existiram no passado. Arqueólogos escavam os remanescentes de sociedades que existiram muitos milhares de anos atrás ou os restos das sociedades de tempos recentes. A Antropologia Lingüística estuda a natureza e a bases bioculturais das línguas humanas. A Antropologia Biológica ou Bioantropologia é muito diferente dos outros campos, pois estuda a historia evolutiva humana. Esses estudos podem ser realizados nos restos mortais de pessoas do passado, ou sobre as características biológicas de pessoas vivas. Antropólogos biológicos estão interessados na evolução e nos mecanismos adaptativos humanos.

O que é a Antropologia Biológica?

Antropologia Biológica (anteriormente chamada de antropologia física), é uma mistura interessante de estudos sociais e biológicos. As duas principais áreas-conceitos que mantém a antropologia biológica em conjunto, são a evolução e a variação biossocial humanos. Existem muitos tópicos que podem ser estudados no âmbito dessas duas áreas-conceitos. Para entender como os seres humanos evoluíram de formas anteriores de vida, podemos olhar para nossos parentes mais próximos, os outros primatas. Podemos aprender sobre o comportamento dos primatas, estudá-los na natureza, como Jane Goodall fez com chimpanzés na África, ou estudá-los em pequenas colônias em cativeiro. Estes estudos por primatólogos são particularmente importantes porque muitos primatas estão em perigo, e nosso conhecimento de seu comportamento e meio ambiente pode ajudar a eles e nós a sobreviver no futuro. 
Podemos usar as técnicas de arqueologia para descobrir os restos mortais de nossos antepassados desde milhões de anos no passado. As descobertas excitantes da paleoantropologia têm empurrado a ancestralidade humana para cerca de 6 milhões de anos. Louis Leakey mostrou como nossos primeiros ancestrais humanos provavelmente caçavam e buscavam se alimentar no continente Africano muito antes de chegar as Américas ou a Austrália. Embora tenhamos aprendido muito sobre nossos antepassados nas últimas décadas, estamos longe de ter uma imagem clara da nossa história evolutiva, e ainda há muito mais a aprender.
Os conhecimentos bioantropológicos reúnem-se em diversas categorias, que se sobrepõem. Novamente, a evolução e variação biossocial estão subjacentes aos temas em estudos que lidam com a nutrição, crescimento infantil, a saúde nas sociedades, a genética de populações humanas, e de adaptação ao ambiente. Por exemplo, podemos tentar compreender como os esquimós têm sobrevivido no frio severo do Artico utilizando adaptações comportamentais bem como adaptações biológicas. Em outro exemplo, a presença de uma estranha doença nos nativos de Nova Guiné levou à descoberta de uma nova classe de organismos infecciosos, e também deu a seu descobridor, o Dr. Carlton Gajdusek, o Prêmio Nobel.

O que os Bioantropólogos fazem?

A maioria dos antropólogos biológicos ensina e faz pesquisas em universidades, faculdades, ONGs e podem também ensinar em escolas de ensino médio. Em diversos países trabalham para o Estado e diversos órgãos do governo, e ainda na iniciativa privada. Em faculdades e universidades, podem trabalhar nos departamentos de antropologia, anatomia, ciências biológicas, biologia humana, ecologia, educação física, genética, nutrição, zoologia, e em departamentos de escolas médicas, e também em serviços combinados de sociologia e antropologia ou ciências sociais. Aqueles que estudam os primatas são muitas vezes dos departamentos de biologia, psicologia ou nas equipes de jardins zoológicos ou institutos de investigação zoológica. Paleontólogos humanos podem trabalhar em departamentos de paleontologia, arqueologia, geologia ou, ou como membros do pessoal dos museus de história natural, como o Smithsonian Institution, em Washington, DC e no Museu Nacional da UFRJ. Além do ensino e da pesquisa, os antropólogos biológicos podem trabalhar na área legal com a antropologia forense (identificação do esqueleto, de DNA ou impressões digitais) para ajudar as autoridades policiais na resolução de crimes. Existem muitas e variadas oportunidades profissionais para os antropólogos biológicos.

POR QUE a Antropologia Biológica É uma PROFISSÃO emocionante e gratificante?

Uma profissão que é estimulante e gratificante pode tornar a vida de um indivíduo uma experiência extremamente enriquecedora. Várias coisas fazem a vida profissional de antropólogos biológicos emocionante. Há o prazer da investigação científica, com intermináveis perguntas a serem respondidas e descobertas a serem feitas. Há a possibilidade de escrever e comunicar os resultados de sua pesquisa para platéias de todos os tipos e de todas as idades. Embora o ensino seja trabalho duro, é muito gratificante, pois os alunos fornecem uma fonte constante de estimulação. Finalmente, a maioria dos antropólogos biológicos faz a pesquisa no que é chamado de "campo", fora do laboratório convencional. Pesquisas de campo podem ter lugar em lugares distantes como países da América Latina, África, Europa e do Pacífico, ou em hospitais e parques zoológicos, por exemplo - em qualquer lugar que um problema biocultural interessante foi identificado.  O "campo" é realmente o mundo todo!

Que oportunidades há para estudar Antropologia Biológica?

  • O Brasil o único programa de formação em bioantropologia (Mestrado e Doutorado) encontra-se na Universidade Federal do Pará, como uma das áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, que é aberto a graduados e mestres de qualquer área do conhecimento.
Foto: LEBIOS


Contatos e maiores informações através dos e-mails

Comentários

  1. como eu faço para me formar em antropologia fisica ?
    eu tenho que me formar em medicina primeiro , e depois faser uma pós-graduação na area?
    e quais as faculdade que disponibilizam o curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Ingrid!

      Para fazer a Pós-graduação em Antropologia Bioantropologia é interessante que faças um curso afim, como Ciências Sociais, Ciências Biológicas ou outro, não necessariamente em um dos dois. Os alun@s devem se identificar com estudos na área biológica, ambiental, ecológica, antropológica ou humana em geral, para que consiga estar familiarizado com os temas em questão, pois todos eles fazem parte da formação acadêmica strictu senso (Mestrado e Doutorado) da Biantropologia.

      O único curso de Pós-Graduação em Antropologia com ênfase em Bioantropologia no Brasil é ofertado na Universidade Federal do Pará - PPGA/UFPA.

      Caso tenhas interesse, basta entrar em contato conosco pelo e-mail: bioantropologiaufpa@gmail.com

      Abraço,

      Ariana da Silva (organizadora do blog).

      Excluir
  2. Tem alguma diferença entre Paleoantropologia e Antropologia Biologica?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Vinícius!

    Existe diferença sim!

    A Paleoantropologia é o campo de investigação mais específico que lida com fósseis ancestrais de milhares de anos, enterramentos antigos, sítios com ossadas em geral de grupos do passado: indígenas, africanos etc., além de outras inserções.

    A Bioantroplogia ou Antropologia Biológica é o campo que engloba questões sobre saúde e doença humanas, processos microevolutivos de populações do passado e do presente (mutação, etc), ecologia humana, determinantes sociais em saúde, e outros, sendo que pesquisas Paleoantropológicas e Bioantropológicas podem estudar, em conjunto, um sítio, por exemplo, onde o Paleoantropólogo irá analisar especificamente os dados sobre um determinado fóssil, como uma mandíbula ou um crânio e o Bioantropólogo irá analisar as condições ambientais, a dieta, as relações culturais e biológicas daquele osso e assim por diante.

    Espero tê-lo ajudado.

    Qualquer dúvida basta enviar e-mail para:

    bioantropologiaufpa@gmail.com

    ou

    arianabelem@gmail.com

    Abs,

    Ariana da Silva.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber como posso me formar em antropologia forense ou antropologia biológica, gostaria de saber também se as áreas se "cruzam" ou se posso exercer uma tendo a outra. Estudo Ciências Sociais com especialização em Antropologia na UFRJ. Ótimo texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi, td bem? Como tu te chamas?
    Acredito que já nos falamos por e-mail, mas não tenho certeza, por isso perguntei o teu nome.
    O Edital de Antropologia está postado hoje, podes acessar os links do site e pedir informações por lá.
    Adianto que as áreas de cruzam porque ambas estudam a biologia humana em sua interação com o ambiente sociocultural, doenças, situações de violência ou vulnerabilidade social, e outros, ok?
    Abraços,
    Ariana Silva.

    ResponderExcluir
  6. Quais são as faculdade do Brasil que oferece o curso de Antropologia Biológica

    ResponderExcluir
  7. Quais são as faculdade do Brasil que oferece o curso de Antropologia Biológica

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. então para tornar-me bioantropóloga eu teria que:
    1- entrar numa faculdade com cursos de ciências sociais, escolhendo as matérias da antropologia ou em ciências biológicas.
    2- me ingressar na federal do pará e me especializar em antropologia biológica
    é isso?
    minha dúvida é: não há uma defasagem em quem cursa ciências sociais em relação a quem cursou ciências biológicas? ou é independe e ambos terão uma base sólida para se especializar em antropologia biológica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, podes escolher algum curso acima e depois fazer pos graducao na UFPA.

      Excluir
  10. Muitíssimo interessante o curso na compressão cientifica da história da nossa população. Estou terminando o curso de Licenciatura em Ed. do Campo-Ciencias da Natureza e penso na especialização ou o mestrado em bioantropologia. Como funciona o egresso do curso na UFPA?
    Claudionor Henriques

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde sou estudante de Farmácia e queria saber se posso fazer antropologia biológica TB ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia