Bioantropologia do PPGA Leva Conhecimentos Sobre Evolução e Variabilidade Humana para o Ensino Médio de Belém
Susan Kelmy
O Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), da UFPA, realizou no dia 26/10/2021 na Escola Estadual de Ensino Médio Ulysses Guimarães (EEEMUG) o dia da “Bioantropologia na Escola”, que tratou sobre Evolução e Diversidade Humana, a convite da Profª. Drª. Angélica Rodrigues, docente daquela Escola.
O evento foi desenvolvido com as turmas do segundo ano do ensino médio em dois momentos, o primeiro com uma palestra do Prof. Dr. Pedro da Glória, que abordou aspectos relevantes sobre Evolução Humana, como por exemplo: “o que nos faz humanos”? “qual a nossa origem”? e sobre as mudanças ecológicas e morfológicas que caracterizaram nossa evolução ao longo de milhões de anos e que podem ser observadas nos fósseis.
O contato com esses materiais, únicos no estado, permitiu aos alunos compreender as mudanças morfológicas que foram surgindo e desaparecendo como reflexo de alterações ecológicas globais ao longo de milhões de anos. Os estudantes ficaram fascinados com a coleção e surgiram muitas perguntas em relação a dieta, ao ambiente onde viviam e as diferenças morfológicas observadas nos espécimes.
No segundo momento a atividade foi mediada pelo
bolsista Ruan Neris, acadêmico de Ciências Sociais e integrante do LEBIOS, e pela
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) Ana Carolina
Azevedo, que apresentaram os estudos de Bioantropologia na Amazônia e em
seguida reproduziram o vídeo: Uma jornada com a Humanidade – Dmanisi, Geórgia (https://www.youtube.com/watch?v=jIjTpUQqMEw).
Nesta parte da sessão os alunos puderam compreender como são feitos os trabalhos de campo em ecologia humana e paleoantropologia, e os desafios encontrados pelos pesquisadores ao realizar a identificação de achados fósseis.
Ficamos muito felizes ao realizar essa
atividade, pois acreditamos que a divulgação científica nas escolas contribui
para a popularização da ciência e, com isso, para o estímulo aos estudantes do
ensino médio, para que se envolvam com a ciência e a bioantropologia no ensino
superior. O LEBIOS agradece o convite da escola e fica a disposição de outras
instituições para contribuir com a formação científica da juventude paraense.
Os contatos para solicitação de atividades podem ser feitos através dos
comentários do blog ou da secretaria do PPGA (ppgacampos@ufpa.br).
Comentários
Postar um comentário