Novas Publicações e Atividades de Pesquisadores do LEBIOS no Mês da Consciência Negra Contribuem na Luta Contra o Racismo

Quilombo do Mola. Foto: Hilton Silva
 

Como parte das atividades dos pesquisadores e pesquisadoras ligados ao LEBIOS e à bioantropologia ao longo do mês de novembro de 2021 foram realizadas palestras, rodas de conversa, sessões temáticas, mesas redondas e publicações, visando contribuir para o debate sobre a saúde da população negra brasileira e a importância da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN).

Em parceria com o Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO), a convite da Profa. Dra. Sabrina Paiva, a Profa. Dra. Ariana Kelly Leandra Silva da Silva, coordenadora do Grupo de Estudos de Bioantropologia da Universidade do Estado do Pará (GEB/UEPA) e membro do LEBIOS ministrou, no dia 23/11, às 20:00h, a aula: "Saúde de Populações Afro-Brasileiras: Aspectos bioculturais e ambientais de populações ribeirinhas e quilombolas do Estado do Pará, da biologia à vulnerabilidade social" para o curso de Análises Clínicas.

Apresentação Profa. Dra. Ariana K.L.S. da Silva na Live do IFTO. Fonte: Lebios.

Neste mês foi publicado o artigo “Para Além do Comitê de Ética em Pesquisa: Desafios e perspectiva do trabalho de campo de bioantropologia na Amazônia brasileira frente à Doença Falciforme” (Amazônica, Revista de Antropologia, volume 13, número 2), de autoria de Ariana K.L.S. da Silva, Roseane B. T. Oliveira, Lígia A. Filgueiras e Laercio M. Cardoso-Junior (Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/8791).

Também foi lançado o artigo “Doenças e Agravos em Saúde Mental Autorrelacionados e Fatores Associados em Quilombolas do Semiárido Baiano, em 2016, Bahia, Brasil” (International Journal of Development Research, volume 11, número 11) de autoria de Roberta L.M. Araújo, Edna M. Araújo, Hilton P. Silva, Djanilson B. dos Santos e Carlos A. L. da Silva, como parte das atividades do Projeto Procad-AM/CAPES desenvolvido em parceria entre a UFPA, UFBA e UEFS (Disponível em: 10.37118/ijdr.22956.11.2021).


Roda de conversa SUS e a Situação dos Negros na Pandemia. Fonte: Lebios

No dia 23/11, o Prof. Dr. Hilton P. Silva, participou do Webinário-Roda de Conversa “SUS e a Situação dos Negros na Pandemia”, promovido pelo Coletivo Sernegra do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFE-AM), proferindo a palestra “Comunidades Quilombolas e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra Durante a Pandemia” (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IaUa4QOiYjg).


11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia

No dia 24/11 o coordenador do LEBIOS participou do 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia (https://zandaeventos.com.br/epi/), na Mesa Redonda “Iniquidades Raciais na Morbimortalidade da População Negra no Brasil”, na qual fez a palestra Morbimortalidade das populações em situação de vulnerabilidade por COVID-19 no Brasil. 


Sessão Temática 3 Democracia, Saúde, População Negra e Necropolítica no Brasil. Fonte: Lebios

Finalizando as atividades do mês, no período de 23 a 26 de novembro ocorreu virtualmente o V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as da Região Centro-Oeste (V COPENECO) (https://copenecentrooeste2021.abpn.org.br/), no qual o Prof. Hilton Silva participou como membro da Comissão Científica e, juntamente com a Profa. Ariana K.L.S. da Silva (UEPA) e o Prof. Cremildo J. Baptista (UFMS), coordenou a Sessão Temática 3 - Democracia, Saúde, População Negra e Necropolítica no Brasil, na qual um dos trabalhos apresentados, no dia 25/11, foi “A aplicação da Lei 10.639/2003 e a temática da saúde da população negra nos ensinos médio e superior: relatos de experiências no Estado do Pará, Amazônia, Brasil”, de autoria de Ariana e Hilton, com Roseane Oliveira e Laercio Cardoso-Junior (https://www.copenecentrooeste2021.abpn.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=1125)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia