Pesquisadores do LEBIOS Participam de Eventos Nacionais Sobre o Mês da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi instituído em 2011 sendo resultado das demandas e mobilizações do Movimento Negro brasileiro como forma de ampliar a reflexão sobre a inserção e o papel da população negra na sociedade brasileira. A data foi estipulada em homenagem ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. A data, que tem sido comemorada ao longo de todo o mês de novembro, suscita debates sobre questões como racismo, discriminação, (des)igualdade racial e cultura afro-brasileira, bem como sobre as políticas públicas e ações afirmativas voltadas para a inclusão social e o respeito à diversidade étnico-racial.
As pesquisas bioantropólogicas têm contribuído significativamente para demonstrar a homogeneidade biológica do gênero Homo, bem como para explicitar os impactos das condicionantes sociais, ambientais, econômicas, políticas e étnico-raciais nas condições de vida e saúde das populações historicamente vulnerabilizadas. Os pesquisadores do LEBIOS têm trabalhado para planejar, criar e implementar políticas públicas inclusivas, democráticas e antiracistas, bem como para promover a garantia dos dirietos dos povos e comunidades tradicionais na Amazônia.
Diversas atividades em comemoração ao Mês da Consciência Negra com a participação de pesquisadores do PPGA-LEBIOS merecem destaque. Nesta sexta-feira, 19/11, às 9:30h o Prof. Hilton Silva é convidado do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB) do IFPA para uma Roda de Conversa sobre a saúde da população negra. No dia 23/11, às 9h, será a vez do doutorando em bioantropologia e perito criminal Marilúzio Moreira, abordar questões relacionadas a racismo e violência contra a mulher.
Na tarde da sexta-feira, dia 19/11, à partir das 14:00 horas, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueiras, vinculado a Fundação Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ) promove um debate sobre a Saúde da População Negra e seus (Re)apagamentos no Cenário da Covid-19, com pesquisadores de diversas instituições do país, inclusive o coordenador do LEBIOS, que estará abordando a situação da vacinação e do acesso a políticas públicas entre os quilombolas (http://www.iff.fiocruz.br/pdf/populacao_negra.pdf.)



A live "Saúde da População Negra e seus (Re)apagamentos no Cenário da Covid-19", no dia 19/11/2021, sexta-feira, ocorrerá a partir das 14:00 horas e será transmitida no Canal da Fiocruz ficando disponível do link: https://www.youtube.com/watch?v=YWPArdWshAA


PARTICIPEM!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?