COORDENADOR DO LEBIOS PARTICIPA DE EVENTO CIENTÍFICO INTERNACIONAL EM CABO VERDE

 

Profa. Dominika (Pro-reitora da UNICV), Dr. Carlos Cardoso (Presidente da AILPsch), Prof José Barreto (Reitor da UNICV), Dra. Euridice Monteiro (Secretária de Ensino Superior de Cabo Verde), com o Prof. Hilton Silva.

Entre os dias 26 e 28 de setembro de 2023, realizou-se na Universidade de Cabo Verde (UNICV), na Cidade da Praia, Ilha de Santiago, oeste africano, o XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e o IV Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (CONAILPcsh) (https://www.conlab2023.ailpcsh.org/).

O CONLAB tem uma história de mais de 30 anos, sendo um marco internacional nessa área de conhecimento. O CONAILPcsh, mais recente, é expressão da comunidade filiada à AILPcsh, fundada em 2011 durante o XI CONLAB, realizado no Brasil, sendo a Associação uma aspiração histórica desde os primeiros CONLAB (https://www.ailpcsh.org/historial-de-congressos/)

O tema central deste ano foi "Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: desafios para as Ciências Sociais e Humanas" e traduz a convergência de temas e interesses acadêmicos dos pesquisadores e ativistas lusófonos, bem como a relevância social na atualidade dos países de língua portuguesa e no mundo, quando ondas neoconservadoras, guerras e conflitos, constituem-se como ameaças à democracia.

No campo das CSH é preciso repensar os paradigmas e ferramentas de análise, identificar instrumentos que permitam resistir a estas intempéries e vencer os desafios associados às recorrentes situações de ataque à diversidade biocultural e a democracia globalmente. Como se posicionarão os cientistas sociais perante os conflitos violentos, a agressão constante à natureza, a discriminação e desigualdades que marcam cada vez mais as sociedades contemporâneas?

Os grandes desafios da atualidade em torno de temáticas como a saúde global e as pandemias, migrações internacionais, alterações climáticas e aquecimento global, lutas antirracistas e pela igualdade e equidade do gênero, debatidos em Cabo Verde, impelem os/as cientistas das humanidades a imaginar e propor novos caminhos e mundos possíveis; a pensar criticamente e a desenvolver contribuições que construam horizontes de esperança e de mudança.

A UFPA é Sócia Benemética da AILPsch, o PPGA é o representante da Universidade e o Coordenador do LEBIOS, Prof. Dr. Hilton P. Silva, foi convidado pela Comissão Executiva a compor o Comitê Científico Internacional (CCI) e o Comitê Organizador Internacional (COI), e esteve em Cabo Verde contribuindo para o sucesso do evento, que contou com a participação de centenas de inscritos, presencialmente e online, trocando experiências com pesquisadores e estudantes da maioria dos países lusófonos.

Mesa Redonda com os Reitores Roberlaine (UNIPAMPA) e Joana (UFSB)

Na UNICV, o Prof. Hilton, que é membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e da Comissão de Relações Internacionais do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (CEAM/UNB), coordenou a Mesa Redonda “Potencialidades para a Cooperação Sul-Sul na Graduação e na Pós-Graduação: Estratégias para a democratização do acesso ao ensino superior no Sul Global” (resumo abaixo), que contou com a participação da Profa. Dra. Dominika Anna Swolkien, da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes – FCSHArtes, e Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNICV; o Prof. Dr. Roberlaine Jorge, Reitor da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e Coordenador do Fórum Negras Reitorias, e o Prof. Dr. Odair Varela, Docente de Relações Internacionais da Universidade de Cabo Verde. Ele também participou como debatedor na Mesa Redonda “A Universidade Voltada para Sua Origem: Troca de experiências sobre ensino-aprendizagem em uma perspectiva afro-centrada” (resumo abaixo), que foi coordenada pelo Prof. Dr. Roberlaine Jorge, com as participações da Profa. Dra. Joana Guimarães, Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB, e o Prof. Dr. José Huco Monteiro, Diretor da Universidade Colinas de Boé de Guiné-Bissau, como palestrantes. Este último, por dificuldades técnicas não conseguiu entrar na sessão. Ainda durante o CONLAB-CONAILPsch o prof. Hilton apresentou no Grupo Temático “África(s) e Amazônia(s): (Re)existências, conhecimentos, saberes, práticas e políticas” a comunicação oral “Estreitando o Atlântico: Guiné-Bissau, Brasil, Amazônia e o Caminho dos ODS”, preparada em co-autoria com a Profa. Dra. Jacqueline Cunha da Serra-Freire, docente da UFPA, Vice-Presidente da AILPsch e uma das proponentes do GT (https://www.conlab2023.ailpcsh.org/programacao).

Profs Antonieta, coordenadora do curso de medicina, e Odete, do curso de enfermagem, com o prof Hilton na UNICV

As atividades em Cabo Verde incluíram ainda reuniões com o Reitor da universidade, a Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e as coordenações e representações das faculdade de medicina, enfermagem e do Museu da Vida da UNICV, na perspectiva de ampliar as possibilidades de colaboração inter e transdisciplinares entre as instituição Cabo verdiana e suas congêneres brasileiras.

Mesa Redonda: Potencialidades para a Cooperação Sul-Sul na Graduação e na Pós-Graduação: Estratégias para a democratização do acesso ao ensino superior no Sul Global

Prof. Dr. Hilton P. Silva (NEAB/CEAM/UNB, PPGA/UFPA, Brasil), Coordenador da Mesa Redonda.

Profa. Dra. Dominika Anna Swolkien (FCSHArtes e Pró-reitora de Pós-Graduação da Uni-CV, Cabo Verde), Palestrante.

Prof. Dr. Roberlaine Jorge (Reitor da UNIPAMPA e Coordenador do Fórum Negras Reitorias, Brasil), Palestrante.

Prof. Dr. Odair Varela (Docente da Universidade de Cabo Verde), Debatedor.

Resumo

Nas últimas décadas, milhares de jovens têm buscado sua formação superior no Brasil através dos Programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Pós-Graduação (PEC-PG). A maioria deles vem das nações africanas, principalmente as de língua oficial portuguesa (PALOP), mas há também um grande número de estudantes cujos países têm como língua oficial o Francês e outras. Enquanto o PEC-G data de 1965, o PEC-PG foi criado apenas em 1981. Em conjunto, eles formam o principal programa de intercâmbio acadêmico internacional oferecido do Brasil e objetivam permitir o acesso à educação superior para pessoas dos países com os quais são mantidos acordos de cooperação acadêmica e cultural, contribuindo para a constituição de recursos humanos altamente qualificados e aptos a auxiliar no desenvolvimento socioeconômico de suas nações de origem. Esse intercâmbio, tem ocasionado transformações substanciais nas relações internacionais e traz à tona a necessidade de discussões sobre os melhores mecanismos de promoção de cooperação internacional entre os continentes. O movimento de internacionalização tem sido importante tanto para o crescimento das universidades brasileiras quanto das instituições africanas. Recentemente, em função das mudanças climáticas globais, bem como das novas configurações da geopolítica e da economia internacionais, o continente voltou a ser um importante tema para a agenda da política externa de diversos países. O Brasil tem interesse em participar ativamente do processo de desenvolvimento do continente. Para além dos aspectos econômicos e geopolíticos, os laços históricos e as afinidades culturais decorrentes destes laços, aproximam os povos dos dois lados do Atlântico, e fazem com que os países africanos vejam o Brasil de forma diferenciada no contexto do Sul Global. Nesta mesa serão discutidos alguns dos impactos dos programas brasileiros de intercâmbio no cenário educacional caboverdiano e perspectivas sobre a ampliação e democratização das relações entre instituições dos dois países, bem como com outros países dos PALOP.


Mesa Redonda: A Universidade Voltada para Sua Origem: Troca de experiências sobre ensino-aprendizagem em uma perspectiva afro-centrada.

Prof. Dr. Roberlaine Jorge (Reitor da UNIPAMPA e Coordenador do Fórum Negras Reitorias, Brasil), Coordenador da Mesa Redonda.

Profa. Dra. Joana Guimarães (Reitora da UFSB, Brasil), Palestrante.

Prof. Dr. José Huco Monteiro (Diretor, Universidade Colinas de Boé, Guiné-Bissau), Palestrante.

Prof. Dr. Hilton P. Silva (NEAB/CEAM/UNB, PPGA/UFPA, Brasil), Debatedor.

Resumo

A ideia de uma universidade voltada para sua origem enquanto produtora de conhecimentos sobre o conjunto do que consideramos ser o Universo, com perspectiva afro-centrada no ensino-aprendizagem, é fundamental para lidar com diversos aspectos históricos, sociais e culturais do mundo contemporâneo. A presença da cultura africana na formação do Brasil, assim como em outras sociedades americanas, é uma imensurável contribuição que precisa ser valorizada e estudada em profundidade. Ao se concentrar na perspectiva afro-centrada, as universidades podem enriquecer o aprendizado dos alunos e incentivar a compreensão das várias culturas que coexistem na nossa sociedade, o que ajuda a desenvolver a consciência da diversidade, da igualdade e da democracia. A valorização da cultura africana, suas tradições, costumes e a contribuição para o pensamento contemporâneo devem compor parte importante da formação universitária. Ademais, ao considerar a perspectiva afro-centrada, a universidade mostra aos estudantes e à sociedade que há grandes mudanças ocorrendo no mundo acadêmico, que tem adaptado sua forma para lidar com as transformações culturais em curso e com o enfrentamento do racismo, da xenofobia e outras formas de discriminação. A valoração de aspectos que anteriormente eram ignorados pela universidade, tais como o conhecimento por muitos anos ocultado pelo racismo estrutural, impulsiona o fortalecimento das iniciativas que lutam contra as desigualdades. Concluímos que a inclusão da perspectiva afro-centrada nas universidades é essencial não somente para a comunidade negra, mas também para toda a sociedade. A construção de uma academia que opere com a finalidade de valorizar as culturas diversas é uma tarefa que exige cooperação de todos os campos do conhecimento e células sociais.

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