Docente do PPGA Faz Palestra na Universidade de Coimbra, Portugal

Card da palestra do Prof Hilton Silva na UC

Em uma breve passagem por Portugal, o Prof. Dr. Hilton P. Silva, docente da área de bioantropologia do PPGA foi convidado para realizar palestra no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Universidade de Coimbra (UC) (https://www.uc.pt/en/fctuc/research/centro-de-investigacao-em-antropologia-e-saude-cias/) nesta terça-feira.

A palestra “A Saúde das Populações Tradicionais da Amazônia e os Desafios Para a Sustentabilidade Ambiental Global” foi realizada na manhã do dia 3 de outubro, no recém-inaugurado auditório do Departamento de Ciências da Vida, no tradicional prédio onde ficava o histórico Departamento de Antropologia, um dos mais antigos da Europa, até a reorganização recente da Universidade.

Prof. Hilton no auditório do DCV-UC

A Coordenadora do CIAS, Profa. Dra. Cristina Padez, uma das principais pesquisadoras no campo da bioantropologia de populações contemporâneas no continente, fez o convite e a apresentação do Prof. Hilton, que é Pesquisador Colaborador do CIAS (https://cias.uc.pt/people/hilton-p-silva/). Também estiveram presentes a Profa. Dra. Ana Luiza Santos e o Prof. Dr. Vítor Matos, da Pós-Graduação em Antropologia da UC, além de estudantes e docentes de diversos departamentos.

O Prof. Hilton abordou temas como a diversidade biocultural presente na Amazônia, os desafios e a importância do trabalho de campo com populações vulnerabilizadas como os grupos rurais, ribeirinhos, quilombolas e indígenas; as complexas relações entre as necessidades de proteção do meio ambiente e o respeito aos modos de vida das populações locais, a relação entre sustentabilidade ambiental e direitos humanos, e os potenciais impactos do avanço da degradação ambiental sobre as populações tradicionais e as mudanças climáticas globais, considerando que todas as decisões sobre a Amazônia devem necessariamente ser reconhecidas, debatidas e autorizadas pelas populações da região, que precisam cada vez mais ser protagonistas de seus próprios destinos e ter seus direitos reconhecidos e respeitados em todas as esferas de governança.

Participantes da palestra no auditório do DCV-UC

Segundo o Prof. Hilton “retornar à Universidade de Coimbra é sempre um prazer e uma honra. E ter a oportunidade de debater sobre essa temática tão relevante atualmente, que é a Amazônia, como Amazônida, é importante para levar ao conhecimento dos mais diversos públicos que os pesquisadores e pesquisadoras da região têm desenvolvido um intenso trabalho de produção de conhecimento, que precisa ser visto, ouvido, lido e respeitado, em qualquer tomada de decisão sobre as populações e a floresta tropical mais importante do planeta.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?