LEBIOS Participa da Construção da 1a Conferência Nacional Livre de Saúde Quilombola

   

    A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais e Quilombolas (CONAQ), em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e mais 18 movimentos sociais, organizações políticas e científicas, como a ABRASCO e o LEBIOS, estará realizando pela primeira vez na história uma conferência para discutir a saúde quilombola. 

    "Em 2020 estivemos mobilizados em torno da luta pelo acesso a vacinação prioritária contra a Covid-19 o que desembocou na ADPF 742. Agora estamos mobilizados e pautando melhorias na Atenção Básica, respeito a medicina ancestral e tradicional quilombola, mais espaço para quilombolas no controle social da saúde e por uma política nacional de saúde quilombola” - Coletivo Nacional de Saúde Quilombola da CONAQ. 

    A 1º Conferência Nacional Livre de Saúde Quilombola acontecerá no dia 30 de maio de 2023, às 18 horas de forma virtual, tendo como tema “A saúde quilombola como política pública: Em defesa da democracia, do direito à terra e por um novo modelo de saúde dentro dos territórios quilombolas”. Esta atividade faz parte do calendário oficial da 17ª Conferência Nacional de Saúde que ocorrerá em Brasília/DF entre os dias 02 e 05 de julho de 2023 (http://conselho.saude.gov.br/17cns). 

    A CONAQ e as demais organizações convidam todos os quilombolas a se inscreverem para participar deste evento histórico. O link de acesso à sala será disponibilizado após a inscrição, para fazer inscrição clique no link a seguir: https://shre.ink/inscricaoconaq

    "Estamos em um momento fundamental da luta pela saúde da população negra, em cerca de 450 anos de história dos quilombos no Brasil nunca tivemos uma conferência para tratar de discutir nossas especificidades em saúde. Agora é hora de lutar por cidadania, na defesa da democracia, do SUS e do direito à terra. Sem acesso à terra não se tem saúde" - Coletivo Nacional de Saúde Quilombola da CONAQ.                                                                                                                                           

    Desde sua criação, o LEBIOS sempre esteve engajado na promoção de debates, na construção e implementação de políticas públicas para as populações mais vulnerabilizadas e este ano tem participado ativamente da construção das atividades preparatórias para a 17a CNS (https://bioantropologiaufpa.blogspot.com/2023/05/lebios-participa-na-organizacao-da-1.html?m=1, https://bioantropologiaufpa.blogspot.com/2023/05/estudante-do-lebios-sera-delegada-na-17.html) que será a mais participativa e diversa conferência saúde do país.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?