Estudante do LEBIOS será Delegada na 17ª Conferência Nacional de Saúde

Comunidade quilombola participando da Conferência


Como mais um ato de resistência do Povo Negro, no dia 13 de maio de 2023, foi realizada de forma híbrida a Primeira Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra (http://bioantropologiaufpa.blogspot.com/2023/05/lebios-participa-na-organizacao-da-1.html). Esta conferência histórica contou com significativa representação nacional, de todos os estados e, após um dia inteiro de intensos debates, tirou 4 diretrizes e 20 propostas relacionadas as mais diversas questões de saúde da população negra para serem levadas à 17ª Conferência Nacional de Saúde, que se realizará em Brasília, de 2 a 5 de julho de 2023 (http://conselho.saude.gov.br/17cns).

Uma das delegadas eleitas para representar o coletivo e defender as propostas da Conferência em Brasília é a estudante de medicina da UFPA Ana Léia Moraes Cardoso. Ela é quilombola da Comunidade Laranjituba, cotista na UFPA, auxiliar de enfermagem, agente comunitária de saúde, liderança estadual no movimento negro e seu projeto de TCC é sobre doenças crônicas em quilombolas de sua comunidade, está sendo realizado no LEBIOS sob orientação do Prof. Hilton P. Silva, como parte dos projetos de longa duração sobre a Saúde das Populações Rurais Paraenses, do Laboratório de Bioantropologia do PPGA.

        

Discente Ana Léia, delegada eleita para a 1ªCNLSPN

Ana Léia foi uma das organizadoras da participação das comunidades África e Laranjituba diretamente de Abaetetuba na Conferência, juntamente com o Prof. Luís Cardoso, do IFCH/UFPA, que também tem suas raízes entre os quilombolas. Ela foi eleita com votos de todo o Brasil e certamente representará muito bem o nosso estado. 

Parabéns!        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Cinco Provas da Evolução das Espécies