Coordenador do LEBIOS Participa de Roda de Conversa Sobre Saúde e Bem Viver Quilombola



No dia 25 de outubro, o Projeto ALAFIA, que é uma iniciativa do Perpetuar, com apoio do Fundo Casa Sociambiental, envolvendo a juventude de Jambuaçu no Quilombo Oxalá de Jacunday, em parceria com a Bambaê e as juventudes do Território de Jambuaçu, Moju- Pa, realizou uma roda de conversa virtual para contribuir para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.


Um dos convidados foi o Prof. Dr. Hilton P. Silva, Coordenador do LEBIOS, que falou sobre alguns aspectos socioepidemiológicos das populações quilombolas paraenses. O Evento foi um espaço de aquilombamento, (re)conexão ancestral, de afetos e troca de conhecimentos para a resistência. 


Por meio do diálogo e da escuta com as lideranças quilombolas e a academia, o Movimento Negro do Pará, as Juventudes de Jambuaçu estão organizando demandas, conhecendo direitos, compartilhando vivências, desafios e perspectivas para a saúde e o bem viver.


Essa é mais uma contribuição da bioantropologia do PPGA e do LEBIOS para a discussão e implementação de políticas públicas com a participação das comunidades quilombolas da Amazônia.


A integra da roda de conversa está disponível no youtube: https://youtu.be/nJAFiRXCtRI









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?