Bioantropologia do PPGA Participa do Projeto Afirmaê em Novembro
O projeto Afirmaê está chamando a todos e todas para a participação em um encontro massa nesta quinta-feira (14/11), às 16h, pra discutir o tema “Políticas e ações afirmativas em relação aos povos e comunidades quilombolas e indígenas em tempos de mudanças climáticas globais”.
A atividade será transmitida, ao vivo, através do canal do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=W9z-xS3n_Jk)
Para falar sobre o assunto, convidamos Eliane Putira Sacuena, indígena da Etnia Baré, Coordenadora da Atenção Básica da Saúde Indígena (SESAI/MS), a primeira indígena doutora em bioantropologia pelo PPGA, e membro do LEBIOS, e também Cristiane dos Santos Silva, professora, doutoranda em Saúde Coletiva e pesquisadora de gênero e saúde no NEGRAS/UFRB. A curadoria da sessão fica por conta dos pesquisadores Hilton P. Silva (LEBIOS/PPGA/UFPA e CEAM/UnB) e Maria da Conceição Rivemales (UFRB).
A proposta é trocar ideias sobre o papel das políticas afirmativas na defesa dos direitos dessas comunidades, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas globais e seus impactos nas populações mais vulnerabilizadas.
Mais detalhes em: https://isc.ufba.br/14-11-afirmae-debate-acoes-afirmativas-para-quilombolas-e-indigenas-frente-as-mudancas-climaticas/
A atividade é parte das ações do projeto multicêntrico "Políticas de Ações Afirmativas nos Programas de Pós-graduação da Área de Saúde Coletiva no Brasil: implementação e efeitos sobre acesso, permanência e conclusão dos discentes". Que tem a participação de onze instituições federais e, no Pará, é capitaneado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Amazônia (PPGSCA) (https://ppgsca.propesp.ufpa.br/index.php/br/).
Profs. Hilton Silva e Marcelo Castellanos no lançamento do Projeto Afirmaê. |
O projeto é coordenado nacionalmente pelo Prof. Dr. Marcelo Castellanos, do ISC-UFBA. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, de abrangência nacional, para avaliar o efeito das políticas de ações afirmativas nos cursos acadêmicos de mestrado e doutorado da área de saúde coletiva, com alto potencial para aperfeiçoar as ações afirmativas e orientar políticas públicas (https://www.instagram.com/p/DCPIcmfxU5f/?igsh=MTdlbTlvZHg3MHZwZg==)
Cola com a gente e bora fortalecer esse papo!
QUANDO: quinta-feira (14/11/24), às 16h
Comentários
Postar um comentário