Jornada de TCC da Medicina da UFPA 2023 com a participação do LEBIOS

Este ano novamente o LEBIOS esteve presente contribuindo para a formação médica na UFPA. No dia 9 de novembro durante a 58ª Jornada de TCC da Faculdade de Medicina da UFPA, as estudantes Ana Léia Moraes Cardoso, liderança dos quilombos África e Laranjituba, em Abaetetuba, e Cidna Placidia Medessè Gbetie, bolsista Beninense do PEC-G, apresentaram o seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Hipertensão Arterial nas Populações Quilombolas do Brasil: Uma revisão sistemática da literatura” realizado sob a orientação do coordenador do LEBIOS, Prof. Dr. Hilton P. Silva e da Profa. Dra. Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto, da Faculdade de Medicina.

  

O trabalho das agora médicas Ana Léia e Cidna Placídia foi aprovado como excelente pela banca examinadora. A pesquisa comprovou que ainda há poucos trabalhos específicos sobre as condições crônicas de saúde entre os grupos quilombolas e que muito ainda precisa ser feito para a adequada implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra.

No mês da Consciência Negra o LEBIOS se orgulha de ter contribuído para a formação dessas duas lideranças na luta pela saúde das populações mais vulnerabilizadas e dá PARABÉNS por mais esta vitória de nossas valorosas integrantes. Desejamos que possam avançar em suas carreiras e contribuir cada vez mais para a saúde das populações do Brasil, do Benin e de todos os lugares por onde caminhem.   







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?