LEBIOS Participa do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

 

O 9° Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (https://www.cshs.org.br/) promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) realizou-se no período de 30 de outubro a 3 de novembro de 2023, no campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, e teve como tema Emancipação e Saúde: Decolonialidade, reparação e (re)construção crítica. O mais importante evento desse tipo no país, propiciou discussões em temáticas como a Saúde da População Negra, Povos Originários, a Emergência Yanomami em Perspectiva, Decolonialidades e Ensino das Ciências Sociais e Humanas, e outras que desvelam o processo de racismo estrutural, as iniquidades em saúde e a necessidade do fortalecimento de Políticas Públicas mais efetivas aos diversos setores da sociedade brasileira e ao SUS.

O LEBIOS esteve representado no congresso com a apresentação de dois trabalhos com a participação do Prof. Dr. Hilton Pereira da Silva, resultados da pesquisa de Mestrado realizada em comunidades quilombolas do Pará no período de 2022-2023. O Prof. Amujacy T. Vilhena, Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia/Saúde Coletiva (PPGSAS/UFPA) e docente da Faculdade de Odontologia Gamaliel, em Tucuruí, apresentou a comunicação oral Determinantes Sociais em Saúde e os Impactos na Saúde Oral das Comunidades Quilombolas de África e Laranjituba no Pará, Amazônia, Brasil (https://www.cshs.org.br/programacao/exibe_trabalho.php?id_trabalho=47405&id_atividad), que analisou como os determinantes sociais da saúde impactam na saúde bucal dos moradores adultos destas comunidades rurais afrodescendentes.

O estudante Eliseu Auzier, da Faculdade de Odontologia Gamaliel de Tucuruí, orientando do Prof. Amujacy, apresentou o trabalho intitulado As Condições de Saúde Periodontal, seus Determinantes Sociais e a Construção de Oficinas de Educação em Saúde. Eliseu foi participante da pesquisa original de saúde oral das comunidades de África e Laranjituba conduzida pelo Prof. Amujacy para o seu mestrado, sob a orientação do Prof. Hilton, juntamente com os estudantes Valdirene, João, Luanda, Sheila, Elaine e a Professora Marlene Ribeiro, todos da Faculdade de Odontologia Gamaliel.

Ao longo do 9º Congresso aconteceram diversas mesas, painéis, cafés intergeracionais e oficinas, com temáticas que possibilitaram discussões sobre Emancipação e Saúde, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Territórios de Saúde, Políticas Públicas para Grupos Minoritários, Equidade Racial entre outras. Um dos destaques foi a Profa. Dra. Diana Anunciação, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do GT Racismo e Saúde da ABRASCO, que promoveu um Café com a temática Saúde da População Negra, compartilhando experiências de alguns territórios quilombolas das regiões do Nordeste, que em muito se parecem com os paraenses.

Nesse contexto, a ABRASCO desenvolveu um ambiente de grande diversidade de pensamentos, que contribuíram para a ampliação de saberes e vivências no âmbito da Saúde Coletiva e da Antropologia da Saúde.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?