Saúde Infantil, Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Bioantropologia


No dia 6 de abril, foi lançado e disponibilizado para download o livro Saúde Infantil e o Desenvolvimento Sustentável da Sociedade Brasileira. A obra é uma iniciativa da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e contém 8 capítulos abordando diversos aspectos do crescimento e desenvolvimento infantil, os desafios para as políticas públicas voltadas para as crianças e a importância da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (https://fundacaojles.org.br/?doing_wp_cron=1649906006.8415050506591796875000)

São 17 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 169 metas de ação global para serem alcançadas até 2030, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável e da redução das iniquidades, de forma integrada e inter-relacionada. Guiados pelas metas globais, espera-se que os países definam as suas metas nacionais, de acordo com as circunstâncias locais, e as incorporem em suas políticas, programas e planos de governo (https://odsbrasil.gov.br/home/agenda). Os ODS devem ser parte importante da agenda dos políticos e partidos este ano. 

O livro é uma contribuição para a discussão integrada do tema da saúde infantil e dos ODS, reforça a necessidade da criação e implementação de políticas públicas para garantir um futuro saudável para as crianças brasileiras e deverá ser útil para os cursos e pesquisas da área da saúde e de ciências sociais.

Um aspecto fundamental para a promoção da equidade em saúde é a eliminação de todas as formas de racismo e discriminação. Este é o tema do último capítulo do livro: Racismo Estrutural e Saúde da Criança Negra. Escrito por Marcos Kisil, Professor Titular da Faculdade de Saúde Pública da USP e Hilton P. Silva, Coordenador do Lebios e docente de bioantropologia do PPGA, aborda as principais políticas públicas de saúde voltadas para a população negra, as disparidades epidemiológicas entre os grupos populacionais, os desafios para a superação do racismo estrutural e como a implementação dos ODS pode contribuir para a redução das desigualdades étnico-raciais no Brasil e no mundo.


O livro Saúde Infantil e o Desenvolvimento Sustentável da Sociedade Brasileira está disponível para download em: https://fundacaojles.org.br/wp-content/uploads/2022/04/a-saude-infantil-e-o-desenvolvimento-sustentavel-da-sociedade-brasileira-FJLES.pdf



Boa leitura!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia