Chamada para Submissão de Trabalhos de Bioantropologia na 33ª Reunião Brasileira Antropologia - RBA


   DEFENDER DIREITOS E FAZER ANTROPOLOGIA EM TEMPOS EXTREMOS
Este será o tema da 33ª RBA 2022 que ocorrerá este ano de forma integralmente virtual, no período de 28 de agosto a 03 de setembro de 2022 (Saiba mais e inscreva-se!). Dentro do congresso estará ocorrendo GT 49 - "Integrando Biologia e Cultura: História, pesquisas atuais e perspectivas futuras", coordenado pelos Profs. Drs. Verlan Valle Gaspar Neto (UFFRJ) e Pedro Da-Gloria (PPGA/UFPA), que se foca especificamente no campo da Bioantropologia.
    Segundo os coordenadores, desde suas primeiras investigações, na primeira metade do século XIX, até os dias atuais, a Antropologia Biológica brasileira tem se apresentado multifacetada, com uma profusão de estudos com reconhecida inserção na comunidade antropológica internacional. Não obstante, são ainda escassos os espaços de discussão que abordem as interfaces entre Biologia e as Ciências Humanas no país, marca da Bioantropologia Contemporânea, incluindo em um mesmo fórum pesquisas realizadas em Etnobiologia, Antropologia Ecológica, Evolução Biocultural, Antropologia Forense, Bioarqueologia, Antropologia Genética, Socioecologia da Saúde, Primatologia, entre outros campos correlatos. Sempre orientado pelas recentes e cada vez mais proeminentes discussões em torno do que se tem chamado internacionalmente de uma Antropologia Integrada, em que perspectivas teórico-metodológicas de mais de um campo da Antropologia e áreas afins são postas em diálogo, este GT, em sua segunda edição, segue com o propósito de se consolidar como um espaço aberto, dentro das RBAs, e avançar na investigação de natureza teórica, de experiências em trabalho de campo, bem como de relatos de iniciativas institucionais, que contemplem os aspectos históricos, os múltiplos temas atuais, as perspectivas futuras e, sobretudo, as possibilidades de diálogo entre biologia e cultura no e a partir do Brasil.
   O LEBIOS e os proponentes convidam a toda a comunidade bioantropológica brasileira a participar deste debate submetendo suas produções ao do Grupo de Trabalho (GT 49) "Integrando Biologia e cultura: história, pesquisas atuais e perspectivas futuras”. O prazo final para submissão de resumos/trabalhos é 03 de maio de 2022.

Essa é uma oportunidade única para debater os diversos temas e rumos da Bioantropologia no Brasil. Mandem suas contribuições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia