Bioantropologia, Ciência, Educação e Covid-19: o ano de 2020 em retrospectiva (Parte I)

 C:\Users\Hilton\Desktop\Imagens retrospectiva 2020\Imagem 1.I. Logomarca do Lebios remasterizada por Ruan Neris do Carmo, 2020.png

    Logomarca do LEBIOS remasterizada em 2020 por Ruan Neres do Carmo


Em dezembro de 2020 o Blog Bioantropologia na Amazônia completou dez anos. Ele é uma das atividades de divulgação científica do Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS/CNPq), que se originou no Setor de Antropologia Biológica do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, (SABMN/UFRJ) há quase 20 anos, e está vinculado atualmente ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA). O PPGA, assim como o Blog, também foi criado em 2010 e permanece como o único programa no Brasil a oferecer titulação em nível de mestrado e doutorado no campo da bioantropologia, além de antropologia social e arqueologia.

C:\Users\Hilton\Desktop\Imagens retrospectiva 2020\Imagem 2.I. Docentes do PPGA 2020.jpg

Alguns dos docentes das diversas áreas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPA), em 2020. Da esquerda para a direita: Hilton P. Silva, Jane F. Beltrão, Flávio B. Barros, Eliane C. O’Dwyer, Katiane Silva, Érica Quináglia, Diana T. Alves, Júlia O. Santos, Fabiano Gontijo, Márcia Bezerra, Edna F. Alencar, Diogo M. Costa. Foto: Antônio Carlos Villas.


Ao longo desses dez anos, nosso blog teve cerca de 120.000 visualizações, publicamos 320 postagens sobre os mais variados campos da bioantropologia e contribuímos para a formação de uma nova geração de Antropólogos Biológicos no país. Embora ainda sejamos poucos, entre nossos colaboradores estão doutores e mestres atuantes em diversos centros de ensino e pesquisa nacionais como difusores da bioantropologia. Dentre os egressos, alguns se uniram e formaram um grupo próprio de pesquisa, chamado Grupo de Pesquisa e Estudos em Bioantropologia (GEB), sediado na Universidade do Estado do Pará (UEPA), com quem o LEBIOS tem trabalhado em parceria em diversas ocasiões. Nosso blog se adaptou aos novos tempos e hoje as notícias da antropologia biológica e do LEBIOS também estão presentes no Instagram (@lebiosufpa), no Facebook (@ufpabioantropologia) e temos um canal próprio no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCWitMHrA8qHbSfpze_ToZig/videos), todos recheados de materiais sobre evolução, adaptabilidade, variabilidade humana, saúde e sobre a formação da bioantropologia no Brasil.

O Blog e esses veículos foram desenvolvidos como canais de contato do LEBIOS com a sociedade, chamando atenção para a importância da bioantropologia e representando fontes de informação e o diálogo com os interessados no tema – um grupo que cresce a cada ano no país – e também com o público em geral. Esses canais foram planejados por iniciativa da coordenação do laboratório e passaram a ser continuamente alimentados pelos estudantes e bolsistas, principalmente pela agora doutora Ariana Kelly Leandra Silva da Silva e os mestres Alisson Bruno Leite Lima e Roseane Bittencourt Tavares Oliveira, a quem muito agradeço pela incansável parceria ao longo desses anos. Nessa década noticiamos os principais acontecimentos, eventos e iniciativas em nosso campo, apresentamos os trabalhos publicados pelos membros do LEBIOS, do PPGA, do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (PPGSAS/UFPA) e de outros grupos, divulgamos as defesas de dissertações e teses dos novos bioantropólogos e bioantropólogas, respondemos perguntas, participamos de debates, discutimos temas relevantes para a sociedade e ajudamos a mostrar a importância deste campo para a resolução de diversos problemas que afligem a humanidade.

Como coordenador do LEBIOS e curador responsável pelos veículos de divulgação do laboratório, fico muito feliz que estejamos “saindo da infância” com tantos avanços mas com a mesma energia para continuar crescendo, juntamente com o PPGA e a bioantropologia nacional.

C:\Users\Hilton\Desktop\Imagens retrospectiva 2020\Imagem 3.I. Prof Hilton Silva - Coordenador do LEBIOS.jpg Prof. Hilton P. Silva - Coordenador do LEBIOS. Foto: Susan Kelmy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia