A Bioantropologia Brasileira está de luto!

O falecimento do Prof. Salzano e do Prof. Horácio são grandes perdas para a ciência  nacional. Salzano foi um dos precursores da antropologia genética no Brasil, um dos membros fundadores e também  presidente da Associação Latino Americana de Antropologia Biológica (ALAB) e apoiador de primeira hora da criação do PPGA (Programa de Pós-Graduação em Antropologia) da UFPA. O Prof. Schneider era respeitado mundialmente  e foi um dos criadores do Programa de Genética da UFPA.


Uma das mais expressivas lideranças acadêmicas e científicas da Amazônia e do País, o professor Horacio Schneider exerceu diversas funções na UFPA, incluindo as de reitor em exercício, vice-reitor, pró-reitor de Planejamento e diretor do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança, sempre acumulando o respeito e o carinho de toda a comunidade. Na atual gestão, exerceu a função de pró-reitor de Relações Internacionais e colaborou com diversos projetos estruturantes para a UFPA.


Horacio Schneider nasceu no dia 15 de maio de 1948, na cidade de São Paulo (SP). Em Belém, graduou-se em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e fez mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pelo Departamento de Genética na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado pela Universidade de Stanford (EUA).

Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1B do CNPq e professor titular do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança da UFPA, formou várias gerações de pesquisadores e contribuiu para a formação de novos grupos de pesquisa em instituições da Amazônia.
O mais recente trabalho de Horacio Schneider foi a publicação da nova edição do livro Métodos de Análise Filogenética, lançada em março deste ano, pela Chiado Editora. Ao longo de sua carreira acadêmica, publicou mais de 150 artigos científicos em revistas de circulação nacional e internacional, vários capítulos de livros, três livros em editoras nacionais e um livro sobre Mangrove Dynamics and Management in North Brazil, publicado pela Springer Verlag. Sua área de pesquisa principal era ligada à Evolução de Vertebrados em Geral e dos Primatas do Novo Mundo em particular, usando abordagem molecular, assim como no estudo da Genética de Populações animais e métodos de análise filogenética.
Reconhecimento internacional - Horacio Schneider participou de várias sociedades científicas brasileiras e internacionais. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia e presidente da Sociedade Brasileira de Genética, membro do comitê assessor do CNPq, vice-presidente da CTNBio, membro do Comitê Gestor do Programa Prosul e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
Também coordenou convênios de cooperação internacional como o do CNPq-Fundação Nacional de Ciências (NSF-USA), juntamente com Dr. Morris Goodman, da Universidade Estadual de Wayne (WSU-Detroit, Mi, USA); o Programa Instituto do Milênio do MCT/PADCT/CNPq e o Programa MADAM (Manejo e Dinâmica em Áreas de Manguezais) firmado entre Brasil e Alemanha.
Entre seus pares, recebeu diversas homenagens, incluindo a Comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico Nacional. Foi membro da Corpam, na qualidade de representante dos pesquisadores com notório saber sobre a Amazônia, e representante da comunidade científica Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), além de titular do conselho do Pronabio e suplente do Conselho da Biomazônia.

Faleceu, na madrugada desta sexta-feira (28), o precursor da pesquisa genética no Brasil Francisco Mauro Salzano. O professor foi fundador do departamento de genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do programa de pós graduação em genética, instituições dedicadas à ciência, pioneiras no Brasil.
Francisco Salzano era membro das academias de ciências dos Estados Unidos e do Brasil e Doutor Honoris Causa das universidades de Toulouse (França) e Costa Rica. O cientista era reconhecido nacional e internacionalmente pelo trabalho e publicação de centenas de artigos científicos e dezenas de livros.
A UFRGS decretou luto oficial de três dias em função do falecimento do professor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia