Revista da ABPN - Dossiê Saúde da População Negra



A Prof.ª Dr.ª Edna Araújo, da Universidade Estadual de Feira de Santana, e o Prof. Dr. Hilton Pereira da Silva, da Universidade Federal do Pará, foram convidados pelos editores da Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) para organizarem o Dossiê com artigos sobre a Saúde da População Negra, cujo objetivo é dar visibilidade às pesquisas e enriquecer os debates em torno do o tema. 

A Revista da ABPN é referência de atuação científica e acadêmica em conjunto com os movimentos sociais organizados pela causa negra de combate ao racismo e ao racismo institucional e trás no volume 07 uma coletânea de artigos que discutem a Saúde da População Negra em nossa sociedade de Norte a Sul do país, a fim de levantar perguntas a respeito das desigualdades sociorraciais em torno do tema, publicação que agora está disponível.

O Programa de Pós Graduação em Antropologia - PPGA, da Universidade Federal do Pará, contou com o artigo "O Contexto Epidemiológico e Biossocial da Doença Falciforme no Pará, Amazônia, Brasil", da Doutoranda em Bioantropologia Ariana Kelly L. S. da Silva, cujo tema é foco central de sua tese. A mestranda Maíra Melo, do Programa de Pós Graduação Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia - PPGSAS, com coautoria do Prof. Dr. Hilton P. Silva, publicaram o artigo "Doenças Crônicas e os Determinantes Sociais da Saúde em Comunidades Quilombolas do Pará, Amazônia, Brasil". Os links dos artigos completos em questão, dos demais artigos e da revista seguem abaixo.
Agradecimentos:

Edna Maria de Araujo
Universidade Estadual de Feira de Santana
Núcleo Interdisciplinar sobre Desigualdades em Saúde

Hilton P. Silva
Universidade Federal do Pará
PPGA & PPGSAS
Coordenador da Casa Brasil-África

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?