Coordenador do LEBIOS faz palestra sobre Antropologia Forense na Universidade de Cabo Verde - África

Prof. Dr. Hilton P Silva palestrando na
Universidade de Cabo Verde - UNICV (África)
Como parte das atividades de sua missão institucional em Cabo Verde, o Prof. Hilton P. Silva, coordenador do LEBIOS e da Casa Brasil-África, ministrou no dia 22 de julho a palestra Antropologia Forense e suas Contribuições para a Segurança Pública, no campus da Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), em Palmarejo. 

A atividade foi dirigida principalmente aos alunos e ex-alunos do Mestrado em Segurança Pública, que é uma parceria entre o IFCH da UFPA e o DCSH da UNI-CV, mas também participaram médicos e estudantes de várias áreas interessados no tema. Na apresentação, ele falou sobre a UFPA e discutiu a aplicação das práticas e técnicas das ciências antropológicas para a resolução de questões legais. Foram abordados alguns conceitos básicos em antropologia nas ciências forenses envolvendo desde a descoberta\achado de restos humanos (contemporâneos ou pré-históricos) até os conhecimentos sobre cadeia de custódia e métodos de análises biológicas, envolvendo, ainda, a coleta de evidências em campo e as principais especialidades e métodos atuais em antropologia forense e genética em suas aplicações para a segurança pública.

Alguns dos participantes da palestra da UNICV
No dia 23 de Julho, a convite da Dra. Ineida Sena, Diretora de Perícia Médico-Legal de Cabo Verde, o Coordenador participou da inauguração do Centro Nacional de Telemedicina, que contou com a presença da Ministra da Saúde e delegados dos serviços de saúde de todo o país. Na ocasião, foram repassadas aos interessados informações sobre os programas de pós-graduação da UFPA na área da saúde e de antropologia, que poderão colaborar na formação de profissionais para atender as necessidades de saúde do país. No mesmo dia, a convite do Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judicial (PJ), Natal Prado, que cursa o Mestrado em Segurança Pública, o Prof. Hilton visitou a sede da PJ, onde teve contato com os técnicos das diversas divisões periciais e falou sobre as áreas de antropologia genética e forense do PPGA para potenciais colaborações futuras em formação e pesquisa. Hoje (Sexta-feira), ele acompanha o Dr. José da Rosa, ex-Delegado de Saúde da Praia, em visita a alguns Centros e Unidades de Saúde para conhecer mais sobre o Sistema Público de Saúde do país.  
Inauguração do Centro Nacional de Telemedicina

Instalações do IML de Cabo Verde

Sede da Polícia Jucicial (PJ) de Cabo Vede

No período de 12 a 14 deste mês (Julho/2015), o Coordenador participou da 1ª Oficina da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), promovida pelo Instituto Universitário de Educação de Cabo Verde (IUE) e diversas organizações nacionais e internacionais, na comunidade de Rabelados, em Espinho Branco, Município de São Miguel, Ilha de Santiago. Esta é uma população das mais tradicionais e socialmente vulnerabilizadas daquele país, sendo considerada como um “quilombo” em terras africanas. A oficina teve como tema central: Educação, Movimentos Sociais e Dignidade Humana: 40 Anos de Educação em Cabo Verde e os desafios pós-2015 e nela foram debatidas questões relacionadas à educação no processo de luta da independência e pós-independência dos países africanos; educação popular para o desenvolvimento comunitário e sua relação com movimentos sociais, trabalho em rede e economia social e solidária; educação participativa; descolonização das mentes e as contribuições de Paulo Freire e Amílcar Cabral no processo de construção da dignidade e emancipação humana; educação e saúde como direitos humanos e condições de dignidade no contexto da discussão da agenda pós-2015. O evento, que teve ativa participação de lideranças e jovens da comunidade, foi encerrado com a presença do Ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, que ouviu a síntese da Oficina e as reivindicações dos Rabelados, se comprometendo a buscar as soluções governamentais possíveis.

Participantes da 1a Oficina da UPMS c o Ministro do Meio Ambiente de CV
 
Moradia dos Rabelados

Cidade da Praia vista do Ilhéu de Sta Maria
No dia 13, o prof. Hilton teve uma reunião de trabalho na UniCV, na Cidade da Praia, com o Vice-reitor e responsável pelas Relações Internacionais e Cooperação, Prof. Dr. Antônio Pina, e a Pró-reitora para Pós-Graduação e Investigação, Profa. Dra. Sónia Victória, para discutir os convênios de cooperação ora em andamento entre a UFPA e aquela Universidade. No dia 15, o Coordenador da CBA participou da abertura do XXV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), na Cidade Velha, onde apresentou a comunicação Os Estudantes Estrangeiros e os Desafios para a Internacionalização das Universidades Amazônicas no Século XXI, na Sessão V: Novos Desafios das Universidades Membros da AULP. O trabalho tem a coautoria do estudante de Serviço Social Henrique Moreira, bolsista da CBA e da Proext, e aborda as experiências recentes da UFPA no apoio aos estudantes africanos visando garantir-lhes sucesso acadêmico e adequada inserção na comunidade universitária. Este ano o evento é especial, pois também se comemora os 40 anos de independência de Cabo Verde, Angola e Moçambique.
            No dia 19, após as atividades da AULP, ele fez uma visita ao Ilhéu de Santa Maria em companhia do Prof. Lourenço Gomes, coordenador do Curso de História da UNI-CV. Nesta ilhota em frente à cidade da Praia, esteve acampada a tripulação do H.M.S. Beagle, em janeiro de 1832, e lá Charles Darwin coletou diversos espécimes que ajudaram a formular sua Teoria da Evolução. O Ilhéu deve deixar de existir em breve, pois está prevista a construção de um grande cassino no local.

Ilha de Santa Maria visitada pelo Beagle de Darwin


Matérias sobre o XXV Encontro da AULP, a 1ª Oficina da UPMS em Cabo Verde, a Missão Oficial e a Casa Brasil-África da UFPA estão disponíveis em:









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia