Sessões especiais de pôsteres da American Association of Physical Anthropology 2014: Homenagem ao Prof. Walter Neves.





AAPA 2014
Calgary

Hoje (13/4), no último dia de atividades do congresso tivemos uma excelente sessão em homenagem ao Prof. Dr. Walter Neves, atualmente coordenando o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da USP.

O Dr. Walter Neves foi um dos principais mentores no Brasil de toda uma nova geração de Bioantropólogos, trabalhando com temas tão diversos quanto o povoamento pré-colonial do continente americano, osteobiografia, antropologia ecológica, paleoantropologia, bioarqueologia, adaptabilidade e ecologia humana, e crescimento e desenvolvimento, tendo conduzido o primeiro projeto de bioantropologia de populações ribeirinhas Amazônicas, na década de 1980, com uma equipe formada inteiramente por pesquisadores e alunos brasileiros, muitos dos quais hoje são professores em instituições brasileiras e norte-americanas. Walter fundou o Programa de Biologia Humana do Museu Paraense Emílio Goeldi, que antecedeu em mais duas décadas e criação do PPGA como base para formação de bioantropólogos no Pará. Os pôsteres apresentados na sessão refletem a variedade das atividades desenvolvidas por Walter ao longo dos últimos 30 anos no campo da Bioantropologia e sua importância no cenário científico internacional.

Além dos ex-alunos de Walter, também fizeram homenagem a ele na sessão alguns dos mais eminentes bioantropólogos norte americanos, como a Profa. Darna Dufour (Ecologia Humana) da Universidade de Colorado em Bolder, o Prof. Clark Spencer Larsen (Bioarqueologia) da Ohio State University, o Prof. Robert Eckhardt (Adaptabilidade e Evolução Humana) da Penn State University e a Profa. Jane Buikstra (Bioarqueologia e Primatologia) da Universidade do Arizona.
Participantes da Sessão Especial em Homenagem a Walter Neves

Sessão de pôsteres sobre Paleopatologia no Congresso da AAPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia