PPGA/UFPA na Human Biology Association e Association of Physical Anthropologists 2014



HBA – AAPA 2014

Os pesquisadores Walter Neves, Rui Murrieta, Mark Hube, 
Bárbara Piperata, Hilton Silva e Darna Dufour, Simpósio Walter Neves, HBA 2014.

Este ano, como em 2013 e anos anteriores, o PPGA/UFPA está representado nos encontros anuais da Human Biology Association (HBA) (http://www.humbio.org/) e da American Association of Physical Anthropologists (AAPA) (http://physanth.org/), dois dos principais eventos mundiais na área de Bioantropologia. Os dois congressos ocorrem simultaneamente entre os dias 8 e 12 de abril, em Calgary, Canadá.

Com suporte do Programa Institucional de Apoio à Produção Acadêmica (PIAPA), que apoia o comparecimento de pesquisadores da UFPA a eventos científicos para a apresentação de trabalhos originais, o Prof. Dr. Hilton P. Silva, coordenador do Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente, estará apresentando na reunião da HBA o trabalho Health and Quality of Life of the Very Old: A Case Study of Amazonian WWII Veterans, realizado em co-autoria com o Prof. Ms. Elton V. Sousa, da Faculdade de Educação Física, Campus de Castanhal. O trabalho, sobre envelhecimento saudável e longevidade, é um dos resultados do projeto de pesquisa que originou a dissertação de Elton no Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia. Este projeto ajudou a resgatar as histórias de vida e saúde dos “Pracinhas”, a participação paraense/amazônida na Segunda Guerra Mundial e a colocar os veteranos no lugar de destaque que eles merecem na historiografia de nossa região.

No dia 13/4 será realizado o simpósio Evolutionary anthropology in Brazil: Celebrating Dr. Walter Neves’ contributions to modern human evolution, archaeology, bioarchaeology, and human ecology, no qual o Prof. Hilton apresentará o trabalho: Ecological anthropology of riverine populations from the estuary of the Amazonas: Revisiting Marajó Island Two Decades Later, que discute algumas das primeiras pesquisas em biologia e ecologia humana de populações ribeirinhas na Ilha do Marajó, na década de 1980, realizadas pela equipe do Programa de Biologia Humana (PBH) do Museu Paraense Emílio Goeldi, coordenada por Walter Neves, um dos pioneiros nos estudos de processos microadaptativos de populações ribeirinhas da Amazônia.

Os resumos dos trabalhos estão publicados no American Journal of Human Biology  e no American Journal of Physical Anthropology. Os interessados podem visitar:
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ajhb.v26.2/issuetoc e http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ajpa.v153.S58/issuetoc para conhecer os cerca de mil trabalhos selecionados este ano nos dois congressos, que oferecem um panorama de todas as áreas de pesquisa atuais da Bioantropologia.


Uma das sessões de pôsteres da HBA 2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia