Roda de Diálogos: Natureza e Cultura no contexto do Candomblé.



Convite:
Roda de Diálogos

Prezad@s,

Na próxima quarta-feira, dia 23 de abril de 2014, o Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Biodiversidade, Sociedade e Educação na Amazônia (BioSE), o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e o Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) estarão organizando uma RODA DE DIÁLOGOS com a  Yalorixá IYÁ EJITÉY. O tema do diálogo será Natureza e Cultura no contexto do Candomblé. O evento terá lugar no auditório do NCADR/UFPA, a partir das 9 horas.

Resumo:

No candomblé keto, constantemente a floresta e a roça precisam estar representados nos terreiros, por tal razão, nos rituais e festas, encontramos folhas espalhadas pelo chão. Tudo o que classificamos como natureza, no contexto dessa religião afro-brasileira, assume outra dimensão cuja visão cartesiana de ciência moderna não é capaz de alcançar. Com efeito, assume-se que plantas, minerais e animais são dotados de axé. Aquilo que para nós é uma coisa, no universo da religião em tela pode ser algo além de um objeto. A título de exemplo, quando um pesquisador perguntou para uma mãe de santo por que os atabaques estavam manchados, ela respondeu: eles estão com marcas de sangue porque uma vez por ano eles necessitam se alimentar, e por isso derramamos sangue sobre eles. Para nós eles são mais do que atabaques, eles precisam de cuidados e tal como qualquer outro ser vivente, precisam comer.


Convite
O Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Biodiversidade, Sociedade e Educação na Amazônia (BioSE), o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e o Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA), convidam a comunidade universitária para a:

RODA DE DIÁLOGOS COM A YALORIXÁ IYÁ´EJITÉ
Tema: NATUREZA e CULTURA NO CONTEXTO DO CANDOMBLÉ
Local: Auditório do NCADR/UFPA
Data: 23 de abril de 2014
Horário: 9:00 horas

Realização:

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia