Prêmio Palmares 2012


A Dissertação de Mestrado “Acesso e Acessibilidade aos Serviços de Saúde em Três Quilombos na Amazônia Paraense: Um Olhar Antropológico”, de autoria da enfermeira Inara Mariela da Silva Cavalcante, tendo como orientador o Prof. Dr. Hilton P. Silva, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia - UFPA/UFAM/FIOCRUZ, foi premiada no II Concurso Nacional Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira, Prêmio Palmares2012, realizado pela Fundação Cultural Palmares por meio do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra – CNIRC. O  concurso premia monografias, dissertações e teses produzidas no Brasil que versem sobrea Cultura Afro-Brasileira.

Foram inscritas 89 dissertações, 73 preencheram todos os requisitos da premiação e seguiram até o final do concurso. O certame envolvia premiações também por região, entretanto como a Região Norte não teve número de inscritos suficientes, o trabalho concorreu com as dissertações de todo o Brasil e foi premiado dentro da classificação final geral.

A dissertação foi desenvolvida como parte de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq em três comunidades com condições ecológicas diferentes e que são remanescentes de quilombos no estado do Pará (África/Laranjituba, no município de Abaetetuba; Santo Antônio/Foz do Cravo, no município de Concórdia do Pará e Mangueiras, no município de Salvaterra, na ilha do Marajó).

A pesquisa descreve o acesso e a acessibilidade aos serviços de saúde a partir de quatro dimensões: Geográfica, Funcional, Cultural e Econômica e, utilizando uma abordagem antropológica, faz a análise transversal do acesso enquanto categoria do planejamento e gestão dos serviços, de acordo com a reinterpretação de modelos assistenciais em saúde. Constatou-se a dificuldade e/ou impossibilidade dos quilombolas em seu acesso e acessibilidade a todos os níveis de complexidade da assistência em saúde, sendo isto resultado de um conjunto de processos que envolvem aspectos como a distância dos centros urbanos, a falta de transporte regular por via terrestre e fluvial; os elevados custos financeiros da busca por serviços de saúde fora da comunidade; a falta de adequação aos hábitos, costumes e aspectos culturais das comunidades quilombolas por parte dos gestores e profissionais de saúde que os atendem e, ainda, questões relacionadas à funcionalidade dos serviços de saúde disponíveis nos municípios.

A dissertação premiada receberá um certificado, um prêmio em dinheiro e poderá vir a ser publicada pela Fundação Palmares.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia