No Dia Nacional de Mobilização Pró-da Saúde da População Negra o LEBIOS Lança Documentário Sobre Liderança Quilombola da Amazônia

 

No dia 27 de outubro de 2025 os movimentos negros brasileiros chamam a atenção para a importância de garantir o direito à saúde para a população Negra. É o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, um amplo conjunto de atividades ao longo de todo o dia, que destaca a necessidade de discutir e agir sobre as desigualdades de saúde que afetam a população negra no país. É mais uma oportunidade de ampliar a informação e a conscientização sobre essas questões e reafirmar que a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no Brasil é Lei e precisa ser implementada. Esta foi a primeira lei no país, em 2009, a reconhecer a existência do racismo estrutural e suas implicações para a saúde da população negra.

Nesta segunda-feira, 27/10, o LEBIOS contribui para o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra com o lançamento do documentário Maria Luiza do Quilombo Boca da Mata: Luta e Resistência Negra no Pará, disponível em: https://youtu.be/4MjaQiL_C1k?si=YNZJcDz_2G0p3qri. A vídeo-entrevista, realizada em 2024 com a ativista do movimento negro paraense Maria Luiza de Carvalho Nunes, tem direção de Hilton P. Silva, Coordenador do LEBIOS, e Uriel M. L. Coelho, doutorando em Bioantropologia do PPGA, roteiro de Hilton P. Silva, edição e montagem de Uriel M. L. Coelho, e a entrevista, a filmagem e o som direto são de Uriel M. L. Coelho e Karoline B. O. Barroso, Mestranda em Bioantropologia do PPGA.

Nascida no quilombo Boca da Mata, na Ilha do Marajó, Maria Luiza é uma das grandes lideranças negras brasileiras da atualidade e tem inspirado muitas meninas e mulheres quilombolas a participar dos movimentos sociais. O documentário aborda sua origem Marajoara, sua militância no Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (CEDENPA), a luta pelos direitos do povo negro e contra todas as formas de racismo e discriminação. Atualmente a Professora Maria Luiza está engajada na defesa dos quilombolas do Pará contra o impacto da monocultura do arroz, que afeta diretamente suas práticas tradicionais, suas águas, sua saúde e ameaça seus territórios tradicionais e seus modos de vida. O documentário foi selecionado para participar da 21ª Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE), edição 2025, que ocorrerá na cidade de São Paulo, no período de 3 de novembro a 22 de dezembro  (https://www.youtube.com/watch?v=usacfCQLdRE).

Diante da necessidade de políticas públicas em atenção à saúde da população negra, convidamos você e toda sua rede, a participarem das atividades de ocupação da Internet que se realizam ao longo de todo o dia, porque "saúde da população negra é lei no Brasil!"

📆 27 de outubro de 2025

🕘 09h/20h

aliancaprospn

https://www.youtube.com/watch?v=xfegKXmY9AM

A programação completa está disponível em: https://aliancaprospn.wordpress.com/brasil/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias Recentes Sobre Paleoantropologia

Mulheres na Bioantropologia

Cinco Provas da Evolução das Espécies