LEBIOS, Djumbai, UFPA, UnB e Parceiros Realizam Webinario Pré-COP Sobre Mudanças Climáticas e Saúde


Nesta quinta-feira, dia 16 de outubro de 2025, o canal do YouTube do LEBIOS transmitiu o Webinário “Impactos da Saúde Climática na Saúde Humana: desafios sociossanitários para as populações do Sul Global em tempos de crise climática e COP-30” (https://www.youtube.com/watch?v=8w6Z2jbIcRg). 


O encontro, se tratou de um preparativo para a Conferência Global sobre o Clima (COP30) que ocorrerá em novembro de 2025 na cidade de Belém e também integra a série "Ciência e Vozes da Amazônia e África – Diálogos Rumo à COP 30". O objetivo é promover a reflexão e o intercâmbio de saberes entre pesquisadores e profissionais de diferentes países do Sul Global, fomentando o diálogo sobre pesquisas e experiências relacionadas aos temas da saúde, meio ambiente e mudanças climáticas.


A atividade contou com a participação da Dra. Vanessa Sousa Freire (UNILAB), da Dra. Tatiana Marrufo (Instituto Nacional de Saúde de Moçambique), do Dr. João Cardoso (Universidade de Cabo Verde) e do Dr. Guillierme C. Filgueira (Ministério da Saúde – Brasil) que, sob a mediação do Dr. Hilton Pereira da Silva (Universidade de Brasília – UnB e Universidade Federal do Pará – UFPA) abordaram questões como: os efeitos da crise climática para saúde nos países do Sul global, os principais desafios relacionados ao seu enfrentamento, estratégias locais e de cooperação Sul-Sul para a mitigação dos seus impactos e como as populações destes países estão se preparando para lidar com mudanças já em andamento.


Além de colaborações para o conhecimento científico, o Webinário também reforçou colaborações institucionais importantes, sendo uma iniciativa do Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS), do Projeto Djumbai da Universidade Federal do Pará (UFPA), e do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da Universidade de Brasília (NEAB/UnB), em parceria com a Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a Universidade de Cabo Verde (UniCV), o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique (INS) e o Ministério da Saúde do Brasil (MS).


O encontro reflete a urgência do debate sobre os impactos das rápidas mudanças climáticas em diferentes aspectos da vida das populações mais vulnerabilizadas e destaca a necessidade de incentivos para a cooperação internacional entre os países do Sul Global. A expectativa é que iniciativas deste tipo possam favorecer a otimização das análises científicas, bem como a implementação de soluções visando mitigar e promover adaptações à crise.



Nós do LEBIOS nos sentimos honrados em integrar e fomentar esta importante rede de colaboração e torcemos para que experiências como estas possibilitem a construção de novas pontes entre ciência, políticas públicas e justiça climática

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias Recentes Sobre Paleoantropologia

Mulheres na Bioantropologia

Cinco Provas da Evolução das Espécies