Coordenador do LEBIOS Participa de Seminário em Preparação Para a COP-30


Nesta sexta-feira, dia 21 de março, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, Campus do Guamá, de 9:00 às13:00 horas, ocorrerá o II Seminário Diálogos em Educação Popular Antirracista, promovido pelo Ministério Público do Pará, a UFPA, a Fase e o Projeto Djumbai. Este ano, o evento, que também será realizado em Santarém, no dia 24 de março, tem como tema: Direitos Humanos e Mudanças Climáticas na Amazônia: Rumo à COP30.



Pesquisadores, educadores, gestores e ativistas, entre eles o Coordenador do LEBIOS, Prof. Dr. Hilton P. Silva, foram convidados a palestrar no evento, que é aberto ao público em geral e servirá como mais uma atividade de mobilização social para a reflexão local sobre os objetivos e legados esperados da COP30 para o Pará e para a Amazônia. O Prof. Hilton abordará o tema "Mudanças Climáticas e Racismo Ambiental: impactos na saúde e qualidade de vida de populações quilombolas do Pará".


As mudanças climáticas globais em curso afetam desproporcionalmente os grupos mais vulnerabilizados do mundo, como as populações rurais, grupos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, caçadores-coletores e as pessoas que dependem diretamente dos recursos das florestas e das águas para seu sustento. O racismo ambiental, através de ações antrópicas, amplifica a degradação ecológica em áreas onde vivem as populações mais pobres. A combinação desses fatores tem potencial devastador sobre os grupos tradicionais da Amazônia e não pode mais ser ignorada.



Simultaneamente ao Seminário, em Belém e em Santarém, estará ocorrendo mais uma edição da Exposição Fotográfica: AFRICA: Olhares Curiosos. A mostra, com imagens de Guiné-Bissau, Senegal, Marrocos e África do Sul, foi construída a partir de uma perspectiva da antropologia visual, e trás aos visitantes um olhar positivo sobre o continente africano e sua diversidade sociobiocultural, contribuindo para desfazer visões racistas sobre esta região do planeta, que é o berço de toda a humanidade. As fotografias são do Prof. Hilton Silva, e a curadoria é do Prof. Hilton e da Profa. Dra. Jacqueline Serra-Freire, docente da UFPA, campus de Abaetetuba e Coordenadora do Projeto Djumbai.



O LEBIOS e a bioantropologia do PPGA têm participado ativamente na mobilização acadêmica e social para a construção de uma agenda regional propositiva para as políticas públicas e a COP30. 

Venha dialogar conosco e ajudar a construir o debate sobre o futuro que as pessoas da Amazônia desejam para sua região. O Seminário será presencial e aberto a quem estiver interessado no tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Cinco Provas da Evolução das Espécies

Uma Carreira em Antropologia Biológica