Coordenador do LEBIOS Participa de Seminário em Preparação Para a COP-30
Nesta sexta-feira, dia 21 de março, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, Campus do Guamá, de 9:00 às13:00 horas, ocorrerá o II Seminário Diálogos em Educação Popular Antirracista, promovido pelo Ministério Público do Pará, a UFPA, a Fase e o Projeto Djumbai. Este ano, o evento, que também será realizado em Santarém, no dia 24 de março, tem como tema: Direitos Humanos e Mudanças Climáticas na Amazônia: Rumo à COP30.
Mais informações sobre o evento de Santarém em: https://uruatapera.com/educacao-antirracista-direitos-humanos-e-mudancas-climaticas-na-amazonia/ e https://www2.mppa.mp.br/noticias/dialogos-em-educacao-antirracista-abordam-direitos-humanos-e-mudancas-climaticas-em-conexoes-entre-amazonia-e-africa.htm
As mudanças climáticas globais em curso afetam desproporcionalmente os grupos mais vulnerabilizados do mundo, como as populações rurais, grupos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, caçadores-coletores e as pessoas que dependem diretamente dos recursos das florestas e das águas para seu sustento. O racismo ambiental, através de ações antrópicas, amplifica a degradação ecológica em áreas onde vivem as populações mais pobres. A combinação desses fatores tem potencial devastador sobre os grupos tradicionais da Amazônia e não pode mais ser ignorada.
Simultaneamente ao Seminário, em Belém e em Santarém, estará ocorrendo mais uma edição da Exposição Fotográfica: AFRICA: Olhares Curiosos. A mostra, com imagens de Guiné-Bissau, Senegal, Marrocos e África do Sul, foi construída a partir de uma perspectiva da antropologia visual, e trás aos visitantes um olhar positivo sobre o continente africano e sua diversidade sociobiocultural, contribuindo para desfazer visões racistas sobre esta região do planeta, que é o berço de toda a humanidade. As fotografias são do Prof. Hilton Silva, e a curadoria é do Prof. Hilton e da Profa. Dra. Jacqueline Serra-Freire, docente da UFPA, campus de Abaetetuba e Coordenadora do Projeto Djumbai.
O LEBIOS e a bioantropologia do PPGA têm participado ativamente na mobilização acadêmica e social para a construção de uma agenda regional propositiva para as políticas públicas e a COP30.
Venha dialogar conosco e ajudar a construir o debate sobre o futuro que as pessoas da Amazônia desejam para sua região. O Seminário será presencial e aberto a quem estiver interessado no tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento.
Comentários
Postar um comentário