Coordenador do LEBIOS Participa de Evento Sobre Direitos Humanos da SEIRDH
Nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro de janeiro de 2025, o Prof. Dr. Hilton P. Silva, coordenador do LEBIOS, docente do PPGA e do PPGSCA, UFPA e do CEAM, UnB, presidirá a Mesa Redonda “Estudos sobre o Colapso da Amazônia até 2050” no I Congresso Internacional de Direitos Humanos da Amazônia (CIDHAMA), promovido pela Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos do Pará (SEIRDH) (https://www.seirdh.pa.gov.br/). O evento ocorrerá nos dias 16 e 17/1, das 8:00 às 19:45 horas, no Teatro Maria Silvia Nunes, da Estação da Docas.
O Congresso irá promover o diálogo entre governos, sociedade civil e academia sobre direitos humanos, meio ambiente e sustentabilidade, e é um dos eventos preparatórios para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, em novembro deste ano.
Em sua primeira edição, o tema geral do evento é “Direitos Humanos, Justiça Climática e Autodeterminação dos Povos da Floresta”, refletindo o interesse do estado em analisar os impactos da crise climática que afeta de forma desigual os diferentes grupos sociais da Amazônia, e acentua vulnerabilidades de populações como os grupos indígenas, ribeirinhos e quilombolas, que já sofrem com inúmeras violências ao longo da formação histórica do território geopolítico da região.
O CIDHAMA é uma iniciativa fundamental da SEIRDH, que trará especialistas nacionais e internacionais, representantes de diversos grupos sociais, e atores governamentais para apresentar conferências, participar de grupos de trabalho, oficinas, rodas de conversa e mesas redondas para debater temas de justiça climática, racismo ambiental, direitos humanos e políticas antirracistas, essenciais para a construção das propostas que serão apresentadas durante a COP30.
O grupo de docentes, investigadores e estudantes do LEBIOS tem atuado intensamente nas últimas décadas na condução de pesquisas e na formação de profissionais da bioantropologia e da saúde coletiva voltados para as populações mais vulnerabilizadas da Amazônia, com amplo envolvimento dos grupos tradicionais, ribeirinhos e quilombolas na condução das investigações e na proposição de políticas públicas.
O convite da SEIRDH à participação do coordenador do LEBIOS na construção do CIDHAMA reflete a importância das atividades do Laboratório na produção de conhecimentos sobre a região, e se junta no evento a um amplo conjunto de amazônidas para debater os destinos da maior floresta tropical do planeta e seus residentes. Ao final, a mensagem do Congresso é que nada deverá ser decidido sobre a região sem a intensa participação daqueles que aqui nasceram.
Mais detalhes sobre a programação do CIDHAMA e como participar estão disponíveis em: https://www.seirdh.pa.gov.br/cidhama.
A equipe do LEBIOS deseja um FELIZ 2025 a todos e todas que nos acompanham!
Comentários
Postar um comentário