Nota de Pesar Pelo Falecimento do Prof. Dr. Samuel Sá

Os membros do LEBIOS receberam hoje com consternação e profundo pesar a notícia do falecimento do Prof. Dr. Samuel Sá. O Prof. Samuel foi fundador, membro estruturante e colaborador de diversas unidades da UFPA como o NAEA, o IFCH, a FACS, o PPGSA, o Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo, o Museu da UFPA, e também colaborou em atividades do PPGA. Por ter recebido formação de mestrado e doutorado nos quatro campos da antropologia, sempre foi um parceiro e apoiador de primeira hora da Bioantropologia e do LEBIOS. Ao longo de sua vida profissional ele se pautou pela prática e o ensino da ética e da solidariedade acadêmica, e foi um promotor incansável de diálogos entre a antropologia e a área da saúde.

Samuel Maria de Amorim e Sá fez graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Pará (1967), mestrado e doutorado em Antropologia na University of Florida Gainesville (1976, 1980). Nos EUA, foi orientado pelo lendário Charles Wagley (1913-1991) um dos mais influentes membros da escola boasiana de antropologia (na qual se baseou a criação do PPGA/UFPA), com quem colaborou intensamente na Amazônia (https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/556-faculdade-de-ciencias-sociais-encerra-projeto-de-pesquisa-com-lancamento-de-livro).

Um “cultural broker” como o chamou Wagley (https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/137), a transdisciplinaridade sempre foi sua forma de buscar investigar, compreender, descrever e explicar a complexa realidade amazônica. Primeiro paraense a receber formação em nível de mestrado e doutorado em antropologia no exterior, espelhou-se na perspectiva anticolonial e multidisciplinar de Wagley, e aportou contribuições fundamentais para os campos da antropologia e da saúde pública na/da/para a Amazônia e a UFPA, ajudando a criar diversas gerações de pesquisadores. Foi bolsista do Museu Goeldi (orientando de Eduardo Galvão), atuou na Fundação SESP, na FIOCRUZ e foi docente da UFPA, onde orientou dezenas de estudantes e teve uma profícua atividade científica.

Em 2015, o prof. Hilton Silva, coordenador do LEBIOS, entrevistou o Prof. Samuel para uma série documental sobre os primórdios da antropologia na UFPA. Dois episódios da série, com o Prof. Dr. Heraldo Maués, também um dos pioneiros da antropologia no Pará, já estão disponíveis (https://youtu.be/54CKg7rJwrg e https://youtu.be/hJyGDSK3cRo). O episódio com o prof. Samuel está em fase de produção.


Manifestamos nossas condolências aos familiares e a toda a comunidade acadêmica do Pará, que perde um grande e generoso Mestre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia