LEBIOS Participa da Conferência Livre Sobre Ciência e Desenvolvimento na Região Amazônica


Nesta 5ª feira se realizará na capital paraense a Conferência Livre Sobre Ciência e Desenvolvimento na Região Amazônica. Uma iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do grupo Protagonismo Amazônida, em parceria com o Ministério da Ciência em Tecnologia (MCT), a UNAMA, a UFPA, a UNB, a UFRA, a FASE, a FINEP e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o evento tem como objetivos analisar a situação do desenvolvimento científico da região e propor alternativas a partir de uma visão de instituições, pesquisadores e atores sociais da região. As recomendações feitas a partir dos debates realizados ao longo do dia comporão um relatório final que será enviado ao MCT e demais ministérios, FINEP, CNPQ, SBPC e a todas as instituições ligadas a CT&I na região.

O coordenador do LEBIOS, prof. Dr. Hilton P. Silva, que é paraense, docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Amazônia, da UFPA, e do Núcleo de Estudos Amazônicos (NEAZ) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), da UNB, é um dos organizadores do evento, juntamente com João Claudio Arroyo (Protagonismo Amazônida/UNAMA), Rosa Carmina Couto (SBPC), Ima Vieira (Finep/MPEG), Larissa Chermont (UFPA), Danilo Araujo Fernandes (UFPA), Guilherme Carvalho (FASE/SBPC), Regina Oliveira (MPEG), Sue Costa (MPEG) e Amilcar Mendes (MPEG).


Contando com a participação de Amazônidas de renome nacional e internacional, a conferência Livre Sobre Ciência e Desenvolvimento na Região Amazônica está organizada em três painéis de discussão. O primeiro painel é intitulado Desenvolvimento científico na região amazônica: situação e perspectivas, e terá como moderador o Coordenador do LEBIOS. O segundo será Inovação para o desenvolvimento sustentável: uma abordagem da Pan Amazônia, e terá como um dos palestrantes o Prof. Dr. João Claudio Arroyo da UNAMA. O último painel se chama Tecnologia social, bioeconomia e arranjos produtivos para a Amazônia e terá como moderador o Prof. Dr. Manoel Tourinho, da UFRA. Os debates abordarão também como deve ser a participação social e as contribuições dos protagonistas da Amazônia para a COP-30, que será realizada em Belém no próximo ano. A atividade se encerra com uma discussão geral e a identificação de proposta de Planos de Ação Pós-conferência. O relatório final ficará a cargo da Comissão Organizadora.


A Conferência será realizada de forma presencial e on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da UNAMA, no dia 28 de março, quinta-feira, das 9:00 às 18:00.


O evento ocorrerá no auditório David Mufarrej da Universidade da Amazônia (Unama), na travessa Alcindo Cacela, e é aberto ao público, não havendo necessidade de inscrição prévia.

Link para participar do evento online: https://m.youtube.com/watch?v=l0fOOWxSVNc


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia