LEBIOS dá Boas Vindas ao Designer 3D Cícero Moraes

https://drive.google.com/uc?export=view&id=1VulQoxyhw3gzpE1nDus2AJEJeP-pjfnR
Cícero Moraes. 

          O Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS), é um espaço de produção de conhecimento colaborativo multidisciplinar e um grupo de pesquisa registrado no CNPq desde 1999. Contando com um diverso conjunto de pesquisadores e estudantes, dedicados aos vários campos de estudos da Bioantropologia, da Antropologia Visual, da Saúde Coletiva e muitos outros, como demonstra sua ampla produção em termos de ensino, pesquisa e extensão. Neste mês de julho, é com muita alegria que o LEBIOS dá as boas vindas ao seu mais novo integrante, o pesquisador Cícero Moraes (http://www.ciceromoraes.com.br/doc/pt_br/Moraes/CiceroMoraes.html). 

    Cícero nasceu em Chapecó, SC, no dia 13 de novembro de 1982. Ele é um 3D designer mundialmente reconhecido, especializado em reconstrução facial forense, projetos e confecção de próteses faciais humanas, próteses veterinárias, planejamento de cirurgias faciais, reconstrução de cenas de crimes, recuperação digital de patrimônio arqueológico e o desenvolvimento de add-ons em Python para o Blender nas áreas de cirurgia ortognática, ortodontia e rinoplastia. Por suas contribuições ele já recebeu diversas honrarias dentre elas seis moções de aplauso (2013-2021) oferecidas pelas Câmara de Vereadores de Sinop, a Comenda Colonizador Enio Pipino (2014), o Título de Cidadão Mato-Grossense (2015), Reconhecimento por parte do Governo Regional de Lambayeque (Peru) pela reconstrução facial do Senhor de Sipán (2017), a Medalha Inca Garcilaso de la Vega (2017), o reconhecimento do Ministério da República Tcheca (2018) e um reconhecimento da Arquidiocese de Kosice, Eslováquia (2019) pelas suas contribuições a religião oficial e à história do país. Em 2021 seu trabalho obteve o reconhecimento do Guinness World Records pelo primeiro casco de tartaruga impresso em 3D no mundo. 

        Embora seja um jovem cientista, ele já recebeu dois títulos de Doutor Honoris Causa, um em 2022, outorgado pela Faculdade Tecnológica de Limoeiro do Norte (FATELL) e pela Fundação Cariri (FUNCAR) do Ceará, e outro em 2023 outorgado pelo Centro de Gestión del Conocimiento e Innovación Social (CEGECIS), do México, ambos por suas contribuições à Ciência, utilizando a computação gráfica 3D. Em 2023 foi admitido no Mensa, a associação para pessoas com alto QI. Seus trabalhos foram noticiados nos principais meios de comunicação do mundo e as publicações traduzidas para mais de 115 idiomas. Ele também é editor da revista científica OrtogOnLineMag (http://ortogonline.com/doc/pt_br/OrtogOnLineMag/6/index.html). No número mais recente são apresentadas as reconstituições faciais digitais de “Zuzu” um indivíduo que viveu no Piauí no período pré-contato e do Homo floresiensis.

Cícero é responsável pelo desenvolvimento de diversas ferramentas e tecnologias digitais aplicáveis aos estudos bioantropológicos, inclusive no campo da Antropologia Forense e algumas das mais recentes reconstituições faciais digitais de hominídeos(http://www.ciceromoraes.com.br/doc/pt_br/Moraes/RFF_Evolucao.html). Atualmente ele está trabalhando em projetos no LEBIOS de recuperação e reconstituição facial digital de alguns dos crânios mais antigos já encontrados na região Amazônica.

 

Seja bem vindo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?