Lançamento do livro “Negligências e Vulnerabilidades: Aportes Epidemiológicos Para a Saúde da População Negra no Norte-Nordeste do Brasil”

https://drive.google.com/uc?export=view&id=1-B8wlxv3Qp42JCOUFZieUdMCQCWqSIOp


    Encerrando o mês de julho, no qual se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, ocorrerá na próxima segunda-feira (31/7), On line ao vivo, às 19:00h, através do canal do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA no YouTube (youtube.com/labvideoisc), o lançamento do livro “Negligências e Vulnerabilidades: aportes epidemiológicos para a saúde da população negra no Norte-Nordeste do Brasil. O lançamento contará com a presença dos organizadores Hilton P. Silva (LEBIOS/PPGSAS/UFPA), Alder Mourão (UEPA), Edna Araújo (PPGSC/UEFS), Joilda Nery (ISC/UFBA), Leny Trad (ISC/UFBA), e demais autores e autoras dos capítulos, e haverá oportunidade para interação e perguntas da audiência via chat.

    A obra é a segunda publicação derivada duma parceria entre universidades do Norte e Nordeste financiado pelo Programa de Cooperação Acadêmica na Amazônia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Procad-AM), e foi organizada a partir das produções de uma rede multicêntrica de pesquisa e formação voltada para a temática “Vulnerabilidade e repercussões para a saúde: população negra, quilombola, indígena e outros grupos vulnerabilizados”, iniciada em 2019.

   A primeira produção bibliográfica organizada pelo grupo foi o livro “Saúde-doença-cuidado de pessoas negras: expressões do racismo e de resistência” publicado em dezembro de 2021, do qual o LEBIOS também participou. (http://bioantropologiaufpa.blogspot.com/2022/03/lancamento-oficial-de-livro-do-procad.html).


https://drive.google.com/uc?export=view&id=12hAv4oJDdkMxKPt99nN98jM765evPsm-


        Este segundo livro é mais um dos resultados do PROCAD-AM “envolvendo três universidades e seus Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva: o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGSCA/UFPA)*, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGSC/UEFS) e o PPGSC do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Tais programas abordam múltiplas questões sobre a Saúde da População Negra (SPN) brasileira, combinando resultados de pesquisas teórico-empíricas em vários estados. Os textos contemplam a infância e juventude negra, populações quilombolas e abordam temas como: violência, morbidade hospitalar, doenças infecciosas, homicídios e saúde mental. 

    As pesquisas descritas no livro atendem a, pelo menos, duas diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) que são o incentivo à produção do conhecimento científico e tecnológico em saúde e a implementação do processo de monitoramento e avaliação das ações pertinentes para o combate ao racismo e para a redução das desigualdades étnico-raciais. Esta obra é mais uma contribuição para a desconstrução do racismo estrutural, pois dá visibilidade às mais diferentes formas de negligências no monitoramento das iniquidades raciais e sociais na saúde. O perfil do coletivo de autores reflete o compromisso com a produção compartilhada de conhecimentos entre academia e ativistas que atuam no campo da SPN.

    Organizado em sete capítulos recheados de dados, informações e bibliografias atualizadas, o objetivo principal do livro, que pretende ser útil tanto para especialistas, estudantes e técnicos do campo da saúde quanto para o público em geral, é contribuir para a compreensão das condições de vida e saúde dos diversos segmentos da população negra, principalmente do Norte e Nordeste, onde ainda há poucos estudos, evidenciando a importância da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no país.

    produção envolve professores e pesquisadores de seteuniversidades públicas das regiões Norte e Nordeste do Brasil: Universidade Federal do Pará (UFPA),Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Federal de Sergipe (UFS)e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)abordando temas ligados a Saúde Coletiva, Antropologia da Saúde, Epidemiologia, entre outros, das mais diversas formas.

  A obra é publicada pela renomada Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) e será disponibilizada gratuitamente para download no site da editora após o lançamento (https://edufba.ufba.br/).

 

NÃO PERCA!

O quê?! 

Lançamento do livroNegligências e vulnerabilidades: aportes epidemiológicos para a saúde da população negra no Norte-Nordeste do Brasil


Quando?! 

31/07/2023, às 19 horas


Onde?!

Canal do ISC/UFBA no YouTube (youtube.com/labvideoisc)


Caso você não tenha conseguido assistir ao vivo entra no link abaixo e assista agora!

https://www.youtube.com/watch?v=HGONams7_-Y 




*O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Amazônia (PPGSCA) é o atual nome do já conhecido Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Pará, o PPGSAS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?