LEBIOS Comemora o Dia dos Antropólogos e Antropólogas com o Lançamento de Dossie da Revista Plural



No dia 11 de fevereiro se comemora em todo o Brasil o dia dos antropólogos e antropólogas. Nesta data o LEBIOS vem parabenizar estudantes e profissionais da área, que se dedicam aos mais variados aspectos da tragetória humana, desde os longínquos ancestrais hominíneos do plioceno até os problemas emergentes da sociedade contemporânea, como a pandemia de Covid-19. A contribuição da antropologia para a construção de sociedades mais justas e plurais é incontestável, e acreditamos que as análises antropológicas são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de melhores políticas públicas.

Como parte das comemorações deste dia especial, o LEBIOS faz o lançamento do Dossiê número 10 da revista Plural, o periódico semestral oficial da Associação Latinoamericana de Antropologia (ALA). Este número tem o título Pandemia y desigualdad: reflexiones sobre consecuencias y acciones en la sociedad latinoamericana a causa de la Covid-19, e foi organizado pelos Profs. Drs. Jean Segata, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Patricia Torres Mejía, do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS), do México, e Hilton P. Silva, do PPGA da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (CEAM-UnB) e coordenador do LEBIOS.

            O objetivo do dossiê é criar um espaço antropológico colaborativo e propiciar intercâmbios sobre as investigações de campo relacionadas a Covid-19 na América Latina e no Caribe.

            Segundo os organizadores: “Em 11 de janeiro de 2023, dois meses antes de completar três anos de pandemia, o Coronavirus Resource Center da John Hopkins University mostrava um total de mais de 666 milhões de casos confirmados no mundo e mais de 6,7 milhões de mortes; cerca de 11% destes totais, na América Latina. Mas, em quase três anos de pandemia, não são apenas os números e as suas importantes repercussões de ordem biomédica e epidemiológica que precisam ser ressaltados: “pandemias também provocam e aprofundam estruturas de desigualdade e injustiça social, com efeitos humanitários, econômicos, ambientais, políticos e culturais” (Segata, Grisotti, Porto, 2022). Os impactos são múltiplos e devastadores e, além do efeito imediato, continuam repercutindo a curto, médio e longo prazo (Abrasco, 2021, 2022; Grossi, Toniol, 2020; Gamlin et al., 2021; Segata et al., 2021, Torales et al., 2020). Mas, como ampliar uma visão da pandemia de Covid-19 além daquela centrada no coronavírus”? A resposta é trazer para um primeiro plano as pessoas, as geografias desiguais, injustiças sociais, ecologias insalubres emergentes ou a história de epidemias e pandemias passadas para entender nossa situação atual e futura. Somado a isso, como podemos construir uma perspectiva decolonial, latino-americana e caribenha sobre a Covid-19 a partir de casos etnográficos com respostas críticas e ações comprometidas com nossas diferentes realidades?

Este número da Plural - antropologías desde America Latina y del Caribe traz um conjunto de reflexões sobre as consequências e as ações implicadas na pandemia de Covid-19 nas sociedades latino-americana e caribenha. Tal qual os interesses do Grupo de Trabalho La Covid-19 en América Latina y Caribeda Associación Latinoamerica de Antropología - ALA, o objetivo deste número foi criar um espaço antropológico de colaboração e trocas sobre as pesquisas em desenvolvimento, reunindo pesquisadores e pesquisadoras com experiência em diferentes campos, temas e abordagens. Também são trazidas diferentes situações, contextos e populações, como profissionais de saúde, migrantes, idosos, povos indígenas e marginalizados, negros, a população LGBT e as suas tão diversas e desiguais condições de risco, vulnerabilidade ou cuidado, incluindo o acesso às vacinas e tratamentos para as sequelas da doença, e as lutas por direitos e reparação. Além disso, a experiência e a prática acadêmica se cruzam com outros temas de interesse em vários campos de pesquisa, como antropologia médica e da saúde, estudos multiespécie, gênero, feminismo, sexualidade, etnia, racismo, globalização, degradação ambiental, mudanças climáticas e a violência social e econômica que elas acarretam”.

            Após quase um ano de intenso trabalho editorial, temos o prazer de lançar o número mais recente da revista Plural no blog do LEBIOS.

Disponível na íntegra em:

https://asociacionlatinoamericanadeantropologia.net/revistas/index.php/plural/issue/view/11/16

e

https://asociacionlatinoamericanadeantropologia.net/revistas/index.php/plural/

Boa leitura!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?