PPGSAS, LEBIOS e Parceiros Desenvolvem Projeto sobre Análise da Saúde Oral de Populações Quilombolas da Região do Baixo Caeté, Pará

Prof. Amujacy com a equipe iniciando trabalhos em campo. Fonte - Projeto

Está sendo realizado esta semana nas comunidades quilombolas de África e Laranjituba o projeto “Promovendo a Saúde Oral para Comunidades Quilombolas”. Esta iniciativa envolve pesquisa, extensão e formação de pessoal no campo da odontologia em saúde pública e surge da necessidade de conhecer e compreender as necessidades de saúde oral e o perfil epidemiológico dos habitantes dos dois territórios quilombolas, localizados entre os Municípios de Mojú e Abaetetuba. A pesquisa-ação é realizada através do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia/Saúde Coletiva (PPGSAS) em parceria com outras instituições como o Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente da UFPA (LEBIOS), a Faculdade Gamaliel de Tucuruí e a Faculdade  de Odontologia da UFRJ, sendo coordenado pelo odontólogo e mestrando do PPGSAS Amujacy Tavares Vilhena.

Logomarca da Associação Quilombola do Baixo Caeté, onde está sendo realizada a atividade. Fonte - Projeto


Como uma resposta imediata à iniquidade no acesso à saúde e às demandas das comunidades, foi organizada e está sendo executada uma ação simultânea de promoção e prevenção de saúde bucal voltada às crianças, concomitante a coletas de dados primários da pesquisa nas referidas comunidades. A ação está sendo realizada nos territórios por acadêmicos do curso de odontologia orientados pelo Dr. Amujacy, que é docente da disciplina de Saúde Coletiva da Faculdade Gamaliel e membro do LEBIOS. As atividades propostas pela equipe são: educação em saúde por meio de atividades lúdicas, teatro, palestras, escovação superviosanada e orientada, aplicação tópica de flúor com uso de escova dental, exames clínicos e procedimentos odontológicos preventivos (Tratamento Restaurador Atraumático – ART). Ao mesmo tempo, parte da equipe em campo está realizando a coleta de dados para a pesquisa sobre as condições de saúde oral dos adultos, que teve início no dia 25/7 e irá até o dia 31/7/2022, visando atender ao maior número possível de pessoas. Os dados obtidos subsidiarão a dissertação de mestrado e outros trabalhos. Para coletar os dados está sendo feito busca ativa por meio de visitas domiciliares nas casas das comunidades e recrutamento daqueles que desejam participar voluntariamente seguindo os protocolos da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Essa é mais uma iniciativa do PPGSAS, do LEBIOS e demais parceiros para apoiar as demandas de saúde dos quilombolas paraenses e gerar informações para a promoção de políticas públicas mais adequadas para as comunidades negras rurais da Amazônia.

Coleta de dados em adultos seguindo protocolos sanitários e técnicos internacionais. Fonte -Projeto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia