Palestra Sobre Antropologia Forense na Polônia



TITULO: Antropologia Forense e Direitos Humanos -  a perspectiva polonesa. 
Profa. Dra. Katarzyna Górka
Responsável: Profa. Dra. Cláudia Regina Plens

O Laboratório de Estudos Arqueológicos (LEA / UNIFESP), do Departamento de História, possui dois Grupos de Pesquisa CNPq, o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Arqueologia e Antropologia Forense (NEPAAF) e o Territórios e Direitos Humanos (TDH), para pesquisa e discussões acerca de arqueologia, antropologia, cultura material, ciências forenses, questões indígenas e territoriais e direitos humanos.
Por meio do canal youtube, as palestras abertas para o público interno e externo à universidade, tem por objetivo difundir temas e perspectivas, instigando discussões acerca de questões da atualidade das áreas de conhecimento desenvolvidas no LEA/UNIFESP.
Com essa ação, esperamos estimular o desenvolvimento de pesquisas em todo o território brasileiro nos temas propostos e novas parcerias nacionais e internacionais de pesquisa e ensino.
No mês de julho de 2021, o evento do canal do youtube a ser realizado no dia 23/07/2021, sera a palestra da Profa. Dra. Katarzyna Górka, da Polish Academy of Sciences, Polônia, intitulado: Antropologia Forense e Direitos Humanos -  a perspectiva polonesa.
A palestra tem como objetivo apresentar o contexto da Antropologia Forense na Polônia e, sobretudo, sua relação com as grandes violações de Direitos Humanos nesta região. As circunstâncias históricas deste pais centro-europeu o deixaram como um teatro das maiores atrocidades do século XX e consequentemente um cenário bastante fértil para a prática da Antropologia Forense. Porém, o contexto sócio-político complicado, assim como a situação profissional desta disciplina dificultam a realização dos trabalhos.
Durante a palestra será apresentado um resumo da história da Polônia relevante para o tema, assim como exemplos de trabalhos arqueo-antropológicos que investigam os abusos de Direitos Humanos em diferentes períodos.
KATARZYNA GÓRKA Doutora em Antropologia Biológica pela Universidade de Barcelona, Espanha. Possui mestrado em Primatologia pela Universidade de Barcelona, mestrado em Antropologia Física pela Jagiellonian University, e graduação em Biologia pela Jagiellonian University, Cracóvia, Polônia. Em 2020 concluiu o pós-doutorado na área de Antropologia Forense no programa de pós-graduação em História na Universidade Federal de São Paulo. Possui experiência de pesquisa na área de antropologia forense, bioantropologia, sobretudo no âmbito de análise dentária, estimativa de idade, morfometria linear e morfometria geométrica bi- e tri-dimensional, assim como experiência em morfometria e análise óssea. Suas principais linhas de pesquisa são: antropologia forense; teoria de antropologia forense, antropologia biológica, biogeografia e variabilidade biológica e cultural em humanos modernos; evolução bio-cultural.

Transmissão também pelos canais do Lebios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Cinco Provas da Evolução das Espécies