Lançado Livro sobre Saúde de Populações Quilombolas Paraenses em Tempos de Covid-19

 

Na quarta-feira, dia 14 de julho de 2021, ocorreu a live de lançamento do E-book Vulnerabilidade Histórica e Futura das Comunidades Quilombolas do Pará em Tempo de Pandemia. O livro, organizado por Luciana Carvalho, Raimundo Magno Nascimento e Veridiana Barreto Nascimento, é fruto da parceria entre o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente, da Universidade Federal do Oeste do Pará (SACACA/UFOPA) e a Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará (MALUNGU). O volume é composto por 10 capítulos e 4 depoimentos, todos inéditos, sobre a saga dos quilombolas das diversas regiões do estado no enfrentamento da pandemia, que até a 2ª semana de julho já havia ceifado 95 das mais importantes lideranças tradicionais do estado.

Segundo o site da UFOPA, “O livro integra o projeto "Sacaca e Malungu contra o coronavírus nas comunidades quilombolas do Pará", que desde abril de 2020 vem trabalhando em ações de enfrentamento da Covid-19 nos quilombos paraenses. Segundo a antropóloga Luciana Carvalho, professora da Ufopa e uma das organizadoras do livro, a publicação é um produto que exemplifica a cooperação entre universidade e movimento social para enfrentar não só a pandemia, mas também o silêncio acerca das condições de produção e reprodução da vulnerabilidade da população quilombola.”

Segundo os organizadores, a maioria dos capítulos tem origem no ciclo de debates promovido pelo projeto entre 17 julho e 11 de setembro de 2020. Foram dez webinários envolvendo quilombolas e não quilombolas, realizados vitualmente e transmitidos no canal do SACACA/UFOPA no YouTube

O coordenador do LEBIOS participa da obra com o capítulo Barreiras Sanitárias e Estratégias de Isolamento nas Comunidades Quilombolas Paraenses Contra a Covid-19, escrito em parceria com as lideranças Maria Páscoa Sarmento, Aurélio Borges, Roseti do Socorro Melo Araújo e Ana Leia Moraes Cardoso.

            Essa é a uma das primeiras obras a tratar especificamente do panorama do Pará, escrito diretamente pelos próprios quilombolas à partir de suas experiências comunitárias.

Para assistir a live de lançamento e conhecer os autores e autoras acesse o link:

https://www.youtube.com/c/SacacaUfopa

O livro pode ser baixado gratuitamente em:

https://drive.google.com/file/d/1Rjrq8fvsCgjCtwurl-jK5nmgySgoN23y/view

Para rever a live que originou o capítulo visite:

http://bioantropologiaufpa.blogspot.com/2020/07/bioantropologia-contribui-para-o-debate.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Bioantropologia: O Que é?