Bioantropologia do PPGA participa do Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN).

Na mesa sobre Ressignificação dos Sistemas Alimentares: Controvérsias e Possibilidades. Ao lado de Maria Emília Pacheco, Eliane Cristina e Elisabetano Recine. Tainá apresentou a construção do conceito de cultura alimentar e suas implicações políticas, sociais e ambientais, e especialmente para a garantia de direitos e cumprimentos das convenções e protocolos internacionais que o Brasil é signatário. A nutricionista paraense Nádia Alinne Fernandes fez uma fala irretocável sobre a necessidade da interdisciplinaridade no Congresso e sobre a conjuntura ameaçadora da Nutrição Tradicional e Sustentável no Pará, e ainda denunciou a opressão e violência sofrida pelas profissionais que estão em áreas de interesses ruralistas. 

Mulheres amazônidas balançando o CONBRAN! 

Curi, sumanas!

Texto: Iacitata Amazônia Viva

Link:https://m.facebook.com/iacitata/


No dia 21, a nutricionista Nádia Aline coordenou pelo CFN a Mesa-Redonda Povos índigenas e comunidades tradicionais (PCT): Desafios da nutrição em grupos culturalmente diferenciados, na sessão dedicada aos temas de Saúde Coletiva do Conbran.



Mesa-redonda sob coordenação da Nádia Aline e com a participação de Hilton Silva 




Integrantes do Lebios em mesa-redonda no CONBRAN
Na mesa o Prof. Hilton, Coordenador do LEBIOS, abordou o tema “Saúde e nutrição de populações tradicionais: uma contribuição a partir das experiências na Amazônia”. Em sua apresentação o foco principal envolveu o desconhecimento da realidade sociosanitária e de saúde dessas populações pelos governos (municipal, estadual, federal), assim como pelos profissionais da saúde que, em geral, não as estudam durante sua graduação, e a necessidade de planejamento e implementação de políticas públicas adequadas às suas necessidades, uma vez que mesmo as politicas já existentes (PNSI, PNSIPN, PNSPCF etc), não são implementadas. 

Sobre a importância de se discutir esta temática em um evento de cunho internacional, o Prof. Hilton considera é fundamental que @s nutricionistas compreendam a diversidade e complexidade das populações tradicionais, bem como suas perspectivas sobre os significados de saúde, alimentação, nutrição, doença, hábitos alimentares etc, para que possam se posicionar de maneira mais eficiente em sua atuação diária nos serviços, assim como se sensibilizem para a necessidade de mais pesquisas sobre esses grupos e suas demandas e necessidades.

Para os participantes o que se espera com esta mesa no Conbran é fomentar a ampliação do compromisso pessoal d@s nutricionistas enquanto profissionais e acadêmicos, bem como das instituições e órgãos representativos de classe, para a necessidade de garantia dos direitos constitucionais (que são Direitos Humanos Fundamentais) de acesso universal, equitativo e integral à saúde e alimentação de qualidade, respeitando as especificidades regionais, sociais, culturais e étnico-raciais, de maneira a construir uma sociedade com pessoas saudáveis e engajadas na tomada de decisão sobre seu futuro.


Segundo o Coordenador do LEBIOS “como esta será apenas a segunda mesa a abordar o tema das populações tradicionais na história do CONBRAN, nossa expectativa é que gere muitas discussões e ideias para ações concretas nas instituições de ensino e pesquisa, bem como nos serviços e entre os tomadores de decisão e legisladores, para que se torne pauta permanente de análise e acompanhamento pelos nutricionistas e demais profissionais da saúde”. 
Participantes interessados em Bioantropologia e Saúde Coletiva do Conbran 2018

Link da programação completa:
http://www.conbran.com.br/programacao.php

Link do Conbran:
http://www.conbran.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia