LEBIOS Participa do I CONGRESSO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS DO NORDESTE – COPENOR

 “PRESENÇA NEGRA NO NORDESTE PARA ALÉM DOS TAMBORES: SABERES CULTURAIS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO”



O I Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste ocorreu no período de 24 a 27 de outubro na Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros/NEAB e a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/ABPN, o Congresso contou com a presença de pesquisadores (as) dos núcleos de estudos afro-brasileiros e indígenas das diversas instituições de ensino superior, dos institutos federais e demais centros de pesquisas, estimulando, também, a participação de estudantes dos cursos de graduação, professores (as) da educação básica e integrantes de organizações da sociedade civil.

A discente Nádia Alinne Fernandes, vinculada ao LEBIOS e doutoranda em Bioantropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPA), coordenou a oficina sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto da População Negra, no dia 24 de outubro. A Oficina foi proposta por Nádia e pelo Prof. Dr. Hilton P. Silva, coordenador do LEBIOS e da Casa Brasil-África da UFPA (CBA/UFPA), e membro da ABPN, e teve como o princípio contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas voltadas à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Promoção da Igualdade Racial. O diálogo entre pesquisadores caminhou para a percepção, de forma coletiva, da prevalência da insegurança alimentar em populações negras, especialmente, nas populações tradicionais de matriz africana e quilombolas.


Oficina Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto da População Negra, coordenado por Nádia Alinne Fernandes, no I COPENOR.

Oficina Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto da População Negra, coordenado por Nádia Alinne Fernandes, no I COPENOR.

No dia 26 de outubro, a discente coordenou o GT 9 sobre Saúde da População Negra. O GT foi proposto e organizado pelos Profs. Drs. Altair dos Santos Lira – UFBA, Edna Maria de Araújo – UEFS e Prof. Dr. Hilton Pereira da Silva – UFPA. O Grupo entende que o racismo institucional é determinante para a saúde da população negra, posto que é estruturante da marginalização e da segregação do negro em todas as esferas públicas e privadas brasileiras. Este é o primeiro GT sobre Saúde da População Negra criado pela ABPN e tem como focos a formação e atuação dos profissionais, a situação de saúde e as demandas dos usuários negros, e o diálogo entre sociedade civil, órgãos públicos e pesquisadores. Foram apresentados os seguintes trabalhos:


Projeto de Extensão Saúde da População Negra em Senhor do Bonfim: um relato de experiência. Autores: Eliana do Sacramento de Almeida, Carmélia Aparecida Silva Miranda, Ruan Carlos Dias Santos e Noelayne Oliveira Lima;

Anemia Falciforme em Debate: Uma compreensão acerca da Política Pública de Saúde da População Negra. Autora: Elisandra Cantanhede Ribeiro (UFMA);

Vulnerabilidades no Parto: um recorte étnico/racial da assistência obstétrica no Brasil. Autores: Kelly Diogo de Lima, Rafael da Silveira Moreira e Camila Pimentel;

Repercussões psicológicas e seu impacto na qualidade de vida das crianças e adolescentes com anemia falciforme. Autores: Nelcilene Ferreira de Jesus, Cintia Rafaeli, Uilliane Silva e Viviane Silva;

Saúde da População Negra: ações de pesquisa e intervenção em território quilombola. Autores: Thiago André de Lima Costa (Odontologia UFPB) e Isabela Ludimila de Oliveira Bezerra (Pedagogia UFPB).


Fotos do GT 9 Saúde da População Negra, coordenado por Nádia Alinne Fernandes, no I COPENOR.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia