Artigo "Evolução Humana, Biologia, Cultura e o Ambiente Iatrogênico da Modernidade", Revista Ciência & Ambiente, v. 48



Após uma longa espera (de quase um ano), foi recentemente publicado o volume 48 da Revista Ciência & Ambiente, número especial dedicado inteiramente á temática evolução humana. 

Este fascículo, com 300 páginas, traz contribuições de mais de uma dezena de autores brasileiros, norte americanos e europeus sobre os mais recentes hot topics relacionados ao tema. 

A atualidade e a abrangência dos textos colocam os leitores em sintonia com o que há de mais contemporâneo no debate internacional sobre a biologia, a cultura e a história de nossa espécie. 

O livro pode ser adquirido diretamente da Universidade Federal de Santa Maria, através do site:



O Coordenador do LEBIOS, Prof. Dr. Hilton P. Silva, foi chamado pelo editor, Prof. Dr. Paulo Abrantes, da UNB, a contribuir neste volume com o artigo "Evolução Humana, Biologia, Cultura e o Ambiente Iatrogênico da Modernidade".

Resumo


O Homo sapiens moderno se caracteriza pela enorme complexidade cultural e quase absoluta dependência de tecnologia para sua sobrevivência. Nossos ancestrais, como os Australopithecus, Homo habilis e Homo erectus compartilham o aumento do volume cerebral, a gracilização e a dependência crescente de instrumentos como as marcas mais evidentes dos efeitos da evolução e da seleção natural em nossa história. No entanto, nos últimos dois milhões de anos, enquanto as sociedades se tornavam mais complexas e numerosas, a relação entre intensa atividade física, luta contra patógenos e recursos alimentares limitados se manteve praticamente inalterada até a idade Contemporânea. Na modernidade, acabamos por construir um ambiente artificial, iatrogênico, que frequentemente entra em choque com nosso bem estar biológico, resultando em diversas doenças como diabetes, obesidade, hipertensão, alergias e agravos de origem social, que necessitam de uma abordagem Darwiniana para sua melhor compreensão e tratamento.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia