20 de Novembro: Dia de Zumbi, mais uma oportunidade para reflexão sobre a diversidade humana e as necessidades dos Afrodescendentes



Hoje, 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra e de Luta contra o Racismo. A data foi oficializada em 2003, e instituída em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Esta é mais uma oportunidade para reflexão sobre a inserção da população negra na sociedade brasileira. 

A data se remete a morte em combate pela liberdade, em 1695, de Zumbi dos Palmares, Líder do mais famoso Quilombo brasileiro. Durante o mês de novembro, mas na verdade, todos os meses, faz-se necessário reconhecer a resistência dos negros contra a escravidão e de todas as formas de discriminação e racismo, que, infelizmente, ainda perduram no Brasil e no mundo.

Uma das formas mais graves de racismo e discriminação é a negação do direito a saúde. Na última década, os pesquisadores do Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente - LEBIOS, tem se dedicado a conhecer a situação de vida, ambiente e os Determinantes Sociais em Saúde das populações remanescentes de Quilombos do Pará, buscando informações e dialogando com esses grupos sobre sua diversidade biocultural, suas condições de saúde, acesso a serviços básicos, a situação da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nas áreas rurais, como as políticas locais tem atendido ou não às necessidades dessas populações, e quais os impactos na saúde de homens, mulheres e crianças negras. Esse trabalho já serviu para orientar a tomada de decisões comunitárias e institucionais, e fortalecer as lutas dos quilombolas pelo respeito aos seus direitos.

No entanto, nada seria  possível sem a calorosa recepção, o acolhimento, o apoio na realização das pesquisas em campo e a abertura ao diálogo de nossos interlocutores, as lideranças e cada uma das famílias, principalmente dos quilombos do Abacatal, África, Laranjituba, Mangueiras, Santo Antônio, Mola, e da região de Oriximiná que, mais do que participantes, são parceiros na construção do conhecimento sobre sua realidade e na luta pelo respeito aos seus direitos de cidadãos (imagens abaixo).

Neste 20 de novembro de 2015 a equipe do LEBIOS agradece a todos e todas que tem colaborado conosco e às pessoas de todas as cores que ajudam a construir um país melhor, livre de racismo e discriminação.  
   
Hilton P. Silva

Coordenador do LEBIOS

Comunidade Quilombola de Tomázia - Cametá
Comunidade Quilombola de Tomázia - Cametá
Comunidade Quilombola de Tomázia - Cametá
Comunidade Quilombola de Tomázia - Cametá
Comunidade Quilombola de Tomázia - Cametá

Comunidade Quilombola de Tabatinga Médio - Cametá
Comunidade Quilombola do Mola - Cametá - Foto de Roseane Bittencourt
Comunidade Quilombola de Tomázia - Cametá
Comunidade Quilombola de Tomázia - Cametá
               
Comunidade Quilombola de Abacatal - Ananindeua
Comunidade Quilombola de Abacatal - Ananindeua
(Fotos: Ariana Silva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia