Bioantropologia no VII COMLAT – Congresso Latino Americano de Geriatria e Gerontologia





O VII COMLAT – CONGRESSO DO COMITÊ LATINO AMERICANO E CARIBE EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA, com foco na 'Inovação, Sustentabilidade e Envelhecimento" que ocorreu em Belém do Pará entre os dias 09 e 11 de Abril de 2015, no Centro de Convenções do Pará - Hangar, contou com a participação do Prof. Ms. Elton Sousa, da Mestranda Raphaella Loureiro e do Prof. Dr. Hilton P. da  (UFPA), onde apresentaram os trabalhos "Socioecologia e capacidade funcional em nonagenários: uma amostra dos veteranos da II Guerra Mundial na Amazônia" e "Potenciais impactos na saúde do afastamento do convívio familiar de idosos institucionalizados" cujos resumos seguem abaixo. O Congresso é um evento internacional de grande importância para a pesquisa Latino Americana e a Bioantropologia se fez presente através do Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente - LEBIOS - analisando a saúde de longevos paraenses que participaram da II Guerra Mundial e de pessoas idosas em condição institucionalizada.


Resumo: 

INTRODUÇÃO: A rapidez com que a humanidade envelhece requer adaptações no estilo de vida das sociedades e a atenção ao idoso exige novos paradigmas entre o governo e o cidadão. Em Belém do Pará, os Ex-Combatentes da II Guerra Mundial, não participaram do desfile da Independência em 2010, alegando falta de condições físicas. Isto despertou o interesse em saber como vivem, uma vez que desfilavam, ininterruptamente, desde 1951. OBJETIVO: descrever a qualidade de vida e o processo de envelhecimento dos paraenses Ex-Combatentes, em face a transição demográfica e epidemiológica que o Brasil está passando, especialmente, na região norte, onde há ainda, são poucos os estudos sobre envelhecimento humano de nonagenários. METODOLOGIA: Estudo transversal e descritivo, por meio de questionário sócioecológico, e avaliação de saúde clínica. Amostra constituída por 20 Ex-Combatentes moradores em Belém, com idade de 90,1 ± 3,15 anos. Utilizou-se o programa estatístico SPSS 10.0 para análises univa­riadas e multivariadas. A variável dependente, capacidade funcional foi avaliada pelas ABVDs, utilizando-se o modelo de Katz (1963), nas atividades (banho, vestuário, higiene, transferências, continência, alimentação) no formato Guttman. Os sujeitos foram classificados como dependentes ou independentes. RESULTADOS: No perfil dos 8 indivíduos da Marinha, 8 do Exército e 1 da Aeronáutica, verificou-se que, atualmente, eles são casados (62%), com média de 5±3,41 filhos. Escolaridade fundamental e média de 25% da amostra, vivendo em boas condições habitacionais, renda superior a 5 salários, independem do SUS, são católicos (95,75%), exercendo ainda atividades comunitárias (25%). Apesar da condição socioeconômica favorável, todos sofrem com alguma doença crônica. Na avaliação nutricional (IMC), 50% estão com sobrepeso, 37,5% eutróficos e 12,5 % estado de magreza e inadequados ao IRCQ (87,5%), consomem bebida alcoólica eventualmente (50%) e não fumam. Na avaliação física, 75% indicaram sinais de sarcopenia no teste de preensão manual: mão dominante 27,3 ± 4 e mão não dominante 25,2 ± 3,55. Todavia, são independentes para todas as ABVDs, (87,5%). CONCLUSÕES: Fisiologicamente, os Ex-Combatentes da II Guerra Mundial residentes em Belém do Pará demonstram moderados sinais de fragilidade decorrente da idade nonagenária, porém na avalição da capacidade funcional são fisicamente ativos, o que pode ser justificado pelas boas condições socioeconômicas e pela notória capacidade de resiliência.

Keyword 1: Envelhecimento humano Keyword 2: Amazônia Keyword 3: Veteranos II Guerra Mundial

Prof. Ms. Elson Sousa, Sessão de Pôsteres, Hangar

POTENCIAIS IMPACTOS NA SAÚDE DO AFASTAMENTO DO CONVIVÍO FAMILIAR DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

RAPHAELLA SANTOS LOUREIRO¹; HILTON P. SILVA²

RESUMO


Introdução e objetivo: O envelhecimento da população mundial, inclusive na Amazônia, é um fenômeno que faz com que pesquisadores, gestores de saúde e políticos precisem se debruçar sobre as demandas específicas de uma sociedade cada vez mais longeva. Este fato, juntamente com a mudança da dinâmica familiar atual, vem refletindo em um aumento no número de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência. A transferência do idoso de sua casa para uma instituição faz com que ele tenha que se adaptar a uma nova realidade, que inclui mudanças de hábitos, rotinas, ambientes e relações pessoais e sociais. Esta situação pode acarretar em modificações na condição de saúde e qualidade de vida destes idosos, sendo um tema relevante para a saúde pública. No entanto, pouco tem sido investigado sobre o impacto do afastamento familiar na saúde da pessoa idosa. Este estudo tem por objetivo apresentar algumas perspectivas sobre a influência do afastamento do convívio familiar na percepção de saúde de idosos institucionalizados. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional e descritivo no qual foram acompanhados cinco idosos em processo de institucionalização durante sessenta dias, iniciando em seus primeiros dias no novo local de residência, em Belém, PA. Foi realizada entrevista aberta individual no primeiro e no último dia da pesquisa e os dados foram analisados segundo a técnica de análise de discurso. Resultados e Discussão: A análise das entrevistas permitiu concluir que os vínculos familiares já encontram-se enfraquecidos quando chegam na instituição, muitas vezes relacionado ao pouco tempo dedicado ao idoso, que os idosos no início da institucionalização acreditam que seu relacionamento familiar continuará o mesmo, e que o processo de institucionalização faz com que haja modificação na percepção de vinculo familiar, e o distanciamento de seus familiares é percebido como agente causador de tristeza e aborrecimento. Conclusão: O estudo apontou que a saúde de idosos institucionalizados, além de ser influenciada por fatores físicos e biológicos próprios de sua idade, é também afetada por sua percepção sobre o afastamento do convívio familiar, e que isto é um fator importante a ser considerado na análise de saúde pois tem potenciais implicações na manutenção da qualidade de vida dos indivíduos e no planejamento de políticas públicas voltadas aos idosos institucionalizados.
A Mestranda Rafaela e o Prof. Dr. Hilton P da Silva, Sessão de Pôsteres


Outras informações nos sites: 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Uma Carreira em Antropologia Biológica