Educação em Saúde e Ambiente em Comunidades Quilombolas do Pará/Brasil - Revista Margens

Mesa de Lançamento da Revista Margens
Campus Universitário de Abaetetuba

No último dia 12 de fevereiro, em Abaetetuba, ocorreu o lançamento do número mais recente da Revista Margens - Dossiê Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional (volume 8, nº 11, Ago/2014). Esta é uma revista interdisciplinar da Divisão de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Universitário de Abaetetuba/Baixo Tocantins/UFPA, sendo a editora Vivian Silva Lobato. O evento ocorreu no Auditório Central do campus da UFPA do referido município com a presença dos autores.


O artigo "EDUCAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARÁ/BRASIL", de autoria de Roseane Bittencourt Tavares e Hilton P. Silva, do LEBIOS, foi um dos publicados no Dossiê.  No lançamento Roseane teve a oportunidade falar sobre o artigo, o qual trata sobre atividades de educação em saúde voltadas para populações quilombolas como política de ação afirmativa visando amenizar os problemas de saúde nessas populações. O projeto piloto foi realizado nas comunidades contíguas de África e Laranjituba, no município de Moju, Pará.

A autora Roseane T. Bittencourt apresentando o artigo sobre 
Educação em Saúde em Comunidades Quilombolas

EDUCAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARÁ - BRASIL

Resumo

Há poucas iniciativas de educação em saúde e ambiente em quilombos no Pará. Neste artigo a educação é proposta como uma forma de contribuir para a minimização dos problemas de saúde nessas populações. O trabalho se baseia em dados de pesquisa de campo realizada em quatro comunidades e informações bibliográficas. A metodologia incluiu um diagnóstico sócio-ecológico das comunidades e a elaboração de um programa de educação em saúde, planejado para crianças entre 5 e 11 anos de idade, que foi implementado como piloto nas comunidades África e Laranjituba, através de exposição interativa sobre os temas diagnosticados (gripe, cáries, anemia, micoses e verminoses). Em seguida, para avaliar as atividades, foi distribuído um exercício didático criado especificamente para o programa. O teste mostrou que a maioria dos participantes (68%) absorveu o conteúdo desejado. Sugere-se essa abordagem como uma possível estratégia de ação, visando contribuir para melhorar a qualidade de vida dos quilombolas.

Revista Margens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia