A Bioantropologia a serviço da Saúde Pública no Pará


O Programa Mais Médicos para o Brasil é uma das maiores iniciativas recentes do governo federal na perspectiva de melhorar o acesso aos serviços de saúde do país. Como o projeto tem recebido muitas críticas, um grupo de pesquisadores, liderados pela Prof.ª Dr.ª Leonor Pacheco, da UNB, decidiu fazer uma avaliação nacional do programa. Surgiu entõo o projeto "Análise da efetividade da iniciativa Mais Médicos na realização do direito universal à saúde e na consolidação das Redes de Serviços de Saúde". No Pará, o projeto está sendo coordenado pelo Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS), sob a direção do Prof. Dr. Hilton P. Silva.

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro de 2015, quatro equipes de pesquisadores da UFPA, Mestrandos e Doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e em Saúde, Ambiente e Sociedade - Saúde Coletiva, sob a coordenação de docentes da UFPA e da UNB, estão realizando levantamentos de dados em todas as regiões de saúde do Estado. O projeto oferece oportunidade para os estudantes conhecerem a realidade sócio-sanitária do Pará, aprimorar seus conhecimentos práticos sobre trabalho de campo e contribuir com uma importante iniciativa para a Saúde Pública Nacional.

O projeto articula ainda diversas informações a respeito da situação de saúde no interior do estado a partir do impacto que o Programa Mais Médicos trouxe para a Rede de Atenção Básica em municípios como Jacundá, Limoeiro do Ajuru, Cachoeira do Arari, Aveiro, São Sebastião da Boa Vista, Tracuateua, Curuá e Bujarú, analisando itens como (1) A situação espacial da distribuição de médicos, (2) Evolução da oferta, utilização e variedade de serviços de atenção básica à saúde prestados à população, (3) Progresso de indicadores como internações e mortalidade por condições sensíveis à atenção primária, (4) Custo efetividade, (5) Análise da estrutura normativa do Programa e (6) Análise das representações da mídia. Os municípios paraenses, bem como os outros 24 municípios brasileiros que estão sendo analisados, estão entre os que apresentam as maiores carências na área da saúde. 

De acordo com o projeto elaborado pela UNB: "A pesquisa adota abordagem de avaliação focada na utilização, gerando relatórios parciais para subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores, com vistas ao aperfeiçoamento desta intervenção pública em tempo real". É "uma proposta de pesquisa quali-quantitativa com o objetivo de analisar a efetividade da iniciativa Mais Médicos na realização do direito universal à saúde, por meio da melhoria do acesso da população às redes assistenciais, da organização dos fluxos de demanda, da estruturação da oferta e da consolidação das Redes de Serviços de Saúde".

O LEBIOS contribui, assim, para a melhoria das políticas públicas de saúde na Amazônia e os alunos vinculados ao Laboratório e aos cursos de pós-graduação da UFPA, tem a oportunidade de aprender in loco sobre as complexidades da relação entre meio ambiente, saúde e sociedade, e compreender como a Bioantropologia pode ajudar a investigar e transformar a realidade. Segundo os pesquisadores, até o momento, a troca de experiências entre a Academia e os Gestores Municipais tem sido extremamente gratificante e enriquecedora. 

Slogan da Secretaria Municipal de Saúde de Jacundá
Foto: Ariana da Silva

Unidade Básica de Saúde de Jacundá, Bairro: Cidade Nova:
recém reformada, é um dos espaços de atendimento do Programa Mais Médicos para o Brasil
Foto: Ariana da Silva



P.S.: Em breve novas imagens e informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia