PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM ANTROPOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO BIOANTROPOLOGIA (MOLECULAR)

  




EDITAL N° 003/2014 – PPGA/UFPA




PROCESSO SELETIVO AO MESTRADO E DOUTORADO EM ANTROPOLOGIA ARÉA DE CONCENTRAÇÃO BIOANTROPOLOGIA (MOLECULAR)

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (Área de Concentração Bioantropologia) abre 2 (duas) vagas no Curso de Doutorado e 4 (quatro) vagas no Curso de Mestrado, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2015, na forma deste edital. Dentre as vagas oferecidas há uma (1) vaga especial reservada para políticas afirmativas que, caso não preenchidas nos termos deste edital será extinta. São oferecidas vagas apenas na área de concentração e linha de pesquisa de Bioantropologia do Programa, distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada professor orientador (conferir vagas por orientador na página 4 deste edital). Somente serão deferidas as inscrições dos candidatos cujos projetos ou pré-projetos estiverem adequados às áreas de atuação dos professores orientadores e a suas linhas de pesquisa.

Áreas de Concentração

Bioantropologia

Visa qualificar profissionais para que sejam capazes de atuar nas diversas interfaces entre Arqueologia, Antropologia Social e outras áreas teóricas e práticas, como na escavação e investigação de sítios arqueológicos onde existam restos esqueletais humanos, na interação com pesquisadores interessados nos mecanismos biossociais que originam doenças entre populações tradicionais e grupos vulnerabilizados, em questões relacionadas à ética e bioética das pesquisas envolvendo seres humanos do presente ou do passado, em estudos sobre as relações entre biodiversidade e sociodiversidade, contribuindo, também, nas perícias na área de Antropologia genética e forense.

Linhas de Pesquisa

Povos indígenas e populações tradicionais

Investiga os povos indígenas e as populações tradicionais na Amazônia a partir da diversidade cultural e biológica, na perspectiva de apreender os diferenciados saberes que possibilitam o estabelecimento de relações sociais com a paisagem. Busca compreender as formas diversas e plurais de organização social e política de forma sincrônica e diacrônica, preocupando-se com o patrimônio cultural material e imaterial dos povos tradicionais.

Socioecologia da Saúde e da Doença

Busca a compreensão das relações entre populações humanas e o meio ambiente tanto no passado (através de estudos osteológicos e bioarqueológicos) como no presente (através de estudos bioantropológicos), levando em conta a variabilidade biológica e sociocultural dos povos da região. Investiga a relação entre, por um lado, condições ambientais e socioeconômicas, e, por outro, as características genéticas, considerando as maneiras como modificações no meio ambiente (natural, social, econômico, político) afetam os grupos humanos.

Antropologia Genética e Forense

Investiga a evolução biológica e cultural dos diversos grupos humanos que colonizaram a Amazônia desde seu passado remoto até os dias de hoje, englobando a genética e a bioarqueologia. Estuda a distribuição de genes envolvidos em doenças de caráter familiar em populações isoladas e na população em geral. Realiza estudos na área de antropologia forense e genética forense.


Calendário

Atividade Data e Horário

- Inscrições: 14 de outubro a 10 de novembro de 2014.
- Divulgação das inscrições homologadas: 11 de novembro de 2014 (terça-feira).
- Prova de proficiência em Inglês: 17 de novembro de 2014 (segunda-feira), 8h às 12h.
- Prova de proficiências em Francês: 17 de novembro de 2014 (segunda-feira), 14h às 18h.
- Resultado das provas de línguas e chamada dos candidatos aprovados para a Prova Escrita de Antropologia: 21 de novembro de 2014 (sexta-feira).
- Prova de língua para candidatos de outros estados: 24 de novembro de 2014 (segunda-feira), 8h às 12h (Inglês) e 14h às 18h (Francês).
- Prova Escrita de Antropologia: 25 de novembro de 2014 (terça-feira), 8h30 às 12h30.
- Defesa do pré-projeto de Mestrado para candidatos de outros estados: 26 de novembro de 2014 (quarta-feira), 8h às 12h.
- Defesa do pré-projeto de Doutorado para candidatos de outros estados: 26 de novembro de 2014 (quarta-feira), 14h às 18h.
- Divulgação do resultado da Prova Escrita de Antropologia e chamada de candidatos para defesa de projetos: 4 de dezembro de 2014 (quinta-feira).
- Defesa do projeto de Doutorado: 8 de dezembro de 2014 (segunda-feira).
- Defesa do pré-projeto de Mestrado: 9 de dezembro de 2014 (terça-feira).
- Divulgação dos Aprovados: Até 12 de dezembro de 2014 (sexta-feira).

- CORPO DOCENTE

Vagas por docente Docente

Mestrado

Doutorado

Total
Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos
3
1
4
Sidney Emanuel Batista dos Santos
1
1
2

Inscrições

Universidade Federal do Pará
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto
Av. Augusto Correa, no 1
CEP 66.075-110 – Belém – Pará – Brasil
Fone/Fax: (91) 3201-8327
Horário: 8h30 às 12h e 14h às 16h30.

Serão aceitas inscrições pelo correio somente na modalidade SEDEX e com data de postagem até o último dia do prazo.

Edital completo no link abaixo:

https://drive.google.com/folderview?id=0B47G8zm1QDmCNUVRYkJ3ekM1c0E&usp=drive_web


BIBLIOGRAFIA DA PROVA ESCRITA DE ANTROPOLOGIA - 
MESTRADO e DOUTORADO

- Genética Evolutiva e de Populações. GRIFFITHS, Anthony J.F. et al. Introdução à genética. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
- Fundamentos de Doenças Humanas. NUSSBAUM, Robert L. et al. Thompson & Thompson Genética Médica. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2008.
- História das Populações Humanas. SNUSTAD, D. Peter; SIMMONS, Michael J. Fundamentos de genética. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
- História dos Índios no Brasil. SALZANO, Francisco M. 2008. O velho e o novo: antropologia física e história indígena. In: História dos Índios no Brasil. Organizado por Manuela Carneiro da Cunha, pp. 27-36. São Paulo: Fapesp.

- O Povo Brasileiro. Darcy Ribeiro. A formação e o sentido do Brasil. São Paulo, Companhia das Letras,1995.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia