Simpósio Antropologia em Foco II - PPGA/UFPA

ANTROPOLOGIA EM FOCO II
Patrimônio e Diversidade Sociocultural
O evento tem por objetivo ser um fórum para a comunicação de resultados de pesquisas realizadas por estudantes de pós-graduação do PPGA nos quatro campos da Antropologia e suas interfaces disciplinares. Em 2012 será debatido o estado da arte nas pesquisas em três grandes eixos temáticos. Os trabalhos serão publicados, após avaliação, em número especial do periódico Amazônica – Revista de Antropologia. Outras informações no link: http://www.ppga-ufpa.com.br/ 

ANTROPOLOGIA EM FOCO
O primeiro simpósio Antropologia em Foco: Campos Interdisciplinares para o Estudo do Outro, aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro de 2008, com a presença de pesquisadores nacionais e estrangeiros que vieram debater com docentes e discentes da UFPA a criação de um novo programa de pós-graduação, com foco nos quatro campos do conhecimento antropológico tradicional – a arqueologia, a bioantropologia, a antropologia social e a antropologia linguística.
Na ocasião foi lançada Amazônica: Revista de Antropologia, organizada na base SEER e com acesso livre no Portal de Periódicos da UFPA.
Em 2012 o PPGA resolveu reeditar o Antropologia em Foco, tornando-o um evento regular do programa. Nesse ano o evento tem por objetivo ser um fórum para a comunicação de resultados de pesquisas realizadas por estudantes de pós-graduação do PPGA nos quatro campos da Antropologia e suas interfaces disciplinares. Entre 13 e 15 de junho será debatido o estado da arte nas pesquisas em três grandes eixos temáticos:
1. Patrimônio Cultural e Biológico - Pensar em patrimônios culturais e biológicos, a partir da importância que possuem na Amazônia e as diversas formas como são tomados pelos pesquisadores, pelas comunidades e pelo Estado, sem descuidar da compreensão do patrimônio como cenário de disputas amazônico.

2. Etnodesenvolvimento e Diversidade - Discutir a diversidade e as múltiplas estratégias de negociação de identidades e propostas de etnodesenvolvimento que se desenham pelos agentes sociais em face aos contextos de mudança acelerada por que passam os cenários urbanos e rurais da Amazônia na contemporaneidade.

3. Gêneros, Sexualidades e Multiculturalidade – Trabalhar os contextos de enfrentamentos, velados ou abertos, lugares, territórios, paisagens, corpos e objetos que ganham importância como focos de negociações de identidades (étnicas, raciais, sexuais e de gênero) e direitos (à diferença) e as dificuldades de formular políticas públicas e dar conta da gestão de uma sociedade multicultural na Amazônia.

A realização será de 13 a 15 de junho,  no Centro de Capacitação da UFPA.

Promoção: PPGA-Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia