Entrevista com o Professor Doutor Rui Murrieta.

Entrevista com Rui Murrieta para o Blog Bioantropologia na Amazônia:






Blog Bioantropologia: O senhor tem pesquisado sobre populações da Amazônia no contexto da Ecologia Humana, poderia me falar um pouco a respeito?
Prof. Dr. Rui Murrieta: Eu trabalho com a Antropologia Nutricional. O meu interesse é e sempre foi de tentar entender a adaptabilidade humana na Amazônia através de saúde e nutrição, principalmente em populações ribeirinhas e está ligado a um debate antigo na Antropologia, a toda a elaboração de conceitos como fatores limitantes do ambiente amazônico, e também pelo que a gente chama de “transição nutricional”, como isso se desdobra no ambiente rural ribeirinho contemporâneo, como esse processo que alguns Bioantropólogos chamam de “ocidentalização da alimentação e da saúde”. O meu interesse basicamente é saber como isso está mudando a saúde e a nutrição, mas sempre visto do ponto de vista da alimentação e de alguns aspectos básicos de antropometria.
Blog Bioantropologia: É uma questão de economia domiciliar?
Prof. Dr. Rui Murrieta: É... Eu chamo de Ecologia Política.
Blog Bioantropologia: Como o senhor vê as conexões entre Ecologia Humana e Bioantropologia?
Prof. Dr. Rui Murrieta: São completas. A Bioantropologia precisa da ecologia humana para entender o contexto, para entender as dimensões contextuais que levam a determinados fenômenos que nós consideramos “fenômenos bioculturais” ou “bioantropológicos”. Por que uma pessoa em uma sociedade é obesa e em outra sociedade não? Às vezes expostas aos mesmos fatores... A Bioantropologia vai mostrar que tem uma historia genética, uma história ecológica, uma história cultural, que vai levar determinados elementos que criam uma conjunção a ponto de levar o resultado, que deveria ser aparentemente o mesmo, a caminhar para fenômenos completamente inversos.
Blog Bioantropologia: Quais as categorias da análise da Ecologia que consideras a mais importante pra quem está iniciando agora a vida acadêmica e que pretende estudar essa linha de pesquisa?
Prof. Dr. Rui Murrieta: Depende da sua pergunta. A gente volta pra questão da pergunta... Isto é, você pode ter uma unidade de análise que, por exemplo, é a unidade domiciliar, você pode ter um ecossistema ou um ambiente que é um conceito um pouco mais solto, você pode ter a paisagem que é algo mais interessante, ou você pode ter um indivíduo... Depende sempre qual é a sua pergunta, e qual é a escala de sua pergunta.
Blog Bioantropologia: E, agora em poucas palavras, poderias resumir sobre a necessidade da compreensão dos temas Evolução, História e Ecologia?
R: Eu acho que é completa não só dos temas, mas das relações entre eles. O grande problema não é o tema, o grande problema são as relações entre esses temas, isso que é pouco compreendido e pouco articulado academicamente no Brasil.
Blog Bioantropologia: Você quer dizer uma interdisciplinaridade, você acaba dizendo: “Vou montar uma equipe interdisciplinar” e o Biólogo estuda biologia, o Historiador estuda a história...
Prof. Dr. Rui Murrieta: É... Eles vão que ter que estar amarrados a uma única pergunta, e se eles não tiverem uma pergunta em comum o que eles estão fazendo não é uma interdisciplinaridade, na verdade cada um está tirando do seu lado e pronto. A pergunta você pode até não dividir, compartilhar orientações teóricas, mas você precisa compartilhar as perguntas, sem essa pergunta não existe sentido nessa união.
Blog Bioantropologia: No caso da Ecologia Humana como você vê aqui na UFPA, como seria essa introdução?
Prof. Dr. Rui Murrieta: Eu não poderia dizer porque eu conheço muito pouco do pessoal aqui, o que tem sido feito aqui nessa área particularmente eu não considero ecologia humana, eu considero muito mais ecologia politica ou antropologia politica que é um problema recente com problemas teóricos ainda para serem resolvidos, e eu acho que nem eles sabem qual o nome que eles fazem, agora no geral eu não consigo ver uma grande impacto, apesar de saber que tem pessoas que trabalham nessa área.
Blog Bioantropologia: Agora só para concluir, quais são os projetos de pesquisa sobre o que o senhor tem desenvolvido na USP?        
R: Estou começando um projeto sobre deserto do Atacama, eu quero estudar adaptabilidade humana e a história da adaptabilidade humana no deserto....
Blog da Bioantropologia: Mais algum outro projeto?
R: Não, provavelmente não... Estou terminando o meu projeto na Mata Atlântica sobre os quilombolas, e agora trabalhar em deserto.
Blog Bioantropologia: Muito obrigada.
Prof. Dr. Rui Murrieta: De nada.


 * Fotos e entrevista: Ariana Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioantropologia: O Que é?

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia

Mulheres na Bioantropologia