Bioantropologia: O Que é?

Bioantropologia ou Antropologia Biológica – Anteriormente chamada também de Antropologia Física, investiga os processos evolutivos e adaptativos bioculturais e a relação com o ambiente natural desde os ancestrais primatas (primatologia), os hominíneos do passado (paleoantropologia) até as populações humanas contemporâneas (biologia humana), e auxilia nos estudos das bases biológicas e sócio-ecológicas do comportamento humano no passado e no presente, contribuindo para a integração dos campos da antropologia e para compreensão do fenômeno Humano. Do ponto de vista aplicado a Antropologia Biológica amplia os espaços de atuação acadêmica para além dos limites do ensino e da pesquisa, contribuindo para o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas relativas a um amplo leque de áreas, que vão desde questões de nutrição e determinantes sociais em saúde em populações vulneráveis, passando pela relação entre genética, ambiente e a emergência de doenças agudas e crônicas, questões de bioética até a Antropologia Forense, principalmente, embora não exclusivamente, com enfoque em povos e grupos sociais diferenciados.

Sobre Antropologia Biológica no Brasil

Embora o aparecimento da Antropologia Física no Brasil seja contemporâneo ao seu surgimento na Europa, a Antropologia Biológica ainda é incipiente por aqui, portanto, há poucos materiais em português sobre o assunto. No que tange a evolução humana há alguns livros traduzidos e que eles podem ser adquiridos pela Internet, como "Como nos Tornamos Humanos", de Craig Stanford, "Evolucao Humana", de Roger Lewin, "O Povo de Luzia", de Walter Neves, "Nossa Origem", de Hilton Silva e Claudia Carvalho, "Ecologia Humana", de Kormondi e Brown, porém sobre bioantropologia em geral, ainda há carência de publicações.


A Universidade Federal do Pará criou, em 2009, um novo programa de Pós-graduacao em Antropologia(Mestrado e Doutorado) que é o único no Brasil a oferecer formação específica em Bioantropologia, Arqueologia e Antropologia Cultural. Portanto, nos próximos anos serão formados os primeiros bioantropólogos no Brasil. Infelizmente, não há ainda cursos de graduação nesta área no país.

Seguem abaixo os sites da Associação Americana de Antropologia Física e da Associação de Biologia Humana, que são as organizações que congregam o maior número de bioantropólogos do mundo:
http://www.yorku.ca/hba

Foto: Meninos Pescando - Hilton P. da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na Bioantropologia

Ilha do Marajó: Fome e Determinantes Sociais da Saúde no Contexto da Pandemia